Hoje o dia foi de festa para pais e membros da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Rural Darthesy Moraes Caminha, na Chácara das Mansões. A Prefeitura entregou ontem (10), a revitalização de mais uma unidade escolar, totalizando sete no intervalo de quatro meses.
Localizada na chácara das mansões, há 15 quilômetros da região central de Campo Grande, a unidade escolar tem 98 alunos matriculados e atende a comunidade rural, de fazendas próximas ao local e da região.
Beatriz Barbosa Pacheco conta que tem quatro filhos entre 5 e 12 anos matriculados na escola, mas a felicidade ao ver as mudanças no local, não é só pelos filhos. “Além de estudar nessa escola, eu também trabalhei nela e meus filhos são muitos felizes e amparados aqui. Ver que todas as nossas necessidades foram atendidas e as crianças vão estar em um ambiente ainda melhor do que nós passamos, até me emociona”, conta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram investidos R$ 328.673,57 na reforma que durou dois meses e contemplou a cozinha, duplicação do banheiro, troca das caixas d’água, parte hidráulica, serralheria, pintura interna e externa. Também foi feita a revisão da cobertura, com troca de madeiramento, recolocação de telhas e substituição do forro de madeira por forro de pvc.
Além da passarela coberta para entrada e saída das crianças da escola. “Eu como professora há 15 anos da escola e vice-presidente da APM, estou maravilhada com essa entrega, principalmente com a troca de todo forro e a passarela coberta, agora nossa escola está segura da chuva e nossas crianças podem transitar sem se molhar”.
“Acho que isso era nossa maior preocupação e anseio e hoje estamos aqui comemorando essa entrega que traz muita, muita felicidade para a gente”, acrescenta a diretora da unidade, Osmarina Aragão.
A prefeita Adriane Lopes, contou como foi o processo até a entrega de hoje. “Nós visitamos a escola algumas vezes e ouvimos os anseios da diretora, da APM e da Associação de Moradores e a educação é uma prioridade para nós. Lançamos esse programa para a revitalização de 100% das nossas unidades e vamos garantir o futuro das crianças através da educação”.
O presidente da Associação de Moradores da Chácara das Mansões, Gilmar Mendes, também comemorou mais essa conquista para a região. “Como a maioria aqui, eu também já fui aluno dessa escola, meus filhos e agora tenho netos e sobrinhos aqui. Ver como nosso bairro tem se desenvolvido é muito gratificante, porque também é fruto do meu trabalho e de uma administração que tem olhado para a comunidade. Hoje recebemos essa reforma, mas já recebemos também uma base da Guarda Civil Metropolitana aqui e estamos em constante contato com a gestora, estamos gratos a prefeita”, conclui.
Em quatro meses, a Prefeitura já entregou as revitalizações das seguintes unidades: Emeis Ayd Camargo, Bom Pastor, Aero Rancho e Olinda Toshimi Nishio Nassu; Escolas Ernesto Garcia e José Dorilêo de Pina.
Elisiane Rodrigues, que trabalha em uma fazenda nas proximidades da BR, tem um filho matriculado na escola e comemora a revitalização. “Nós temos muita segurança em deixar nossos filhos aqui enquanto a gente precisa trabalhar, sabendo que além de uma boa educação, eles estão em um lugar seguro e agora muito mais confortável”.
Programa Juntos pela Escola
A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes anunciou, no dia 24 de abril, investimento de R$ 40 milhões para revitalização de 190 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A expectativa é de que até 2024 todas as unidades escolares da Reme, que conta hoje com 99 escolas de Ensino Fundamental e 106 escolas de Educação Infantil, estejam revitalizadas. Esse é o maior programa de revitalização de escolas já proposto pela administração pública municipal de Campo Grande.
Das 205 unidades, quinze já estavam com projeto e recursos garantidos pelo Município, incluindo a entrega desta quarta-feira. Com o programa Juntos pela Escola, a administração municipal de Campo Grande garantiu os recursos para a revitalização das demais 190, totalizando 100% das escolas e Emeis que passarão pelo processo.