Mais 11 famílias receberam nesta quinta-feira (08) a sonhada casa própria. Com isso, são 248 que receberam as novas unidades habitacionais que integram o projeto de requalificação e construção de moradias para famílias provenientes da emblemática antiga comunidade Cidade de Deus.
A Prefeitura de Campo Grande já entregou 136 famílias no Bom Retiro, 42 no Loteamento Parque dos Sabiás, 53 no José Teruel e 17 no Jardim Canguru.
Jacira Antônia de Abreu e João Aparecido dos Santos é uma das famílias que recebeu as chaves da prefeita Adriane Lopes.
“Nós morávamos aqui nos fundos e toda vez que chovia molhava tudo. Agora é uma vida nova, principalmente, para ela. Ela não anda mais, então a vida melhorar. São mais de dez anos esperando e hoje a esperança se renova”, diz João.
A esposa dele ficou com sequelas da Covid e perdeu parte dos movimentos. Hoje, ela depende de cadeiras de rodas e a nova casinha vem trazer mais conforto para a família.
Quem também estava radiante é Anne Karoline da Costa Mendes. Mãe de duas crianças, ela comemora a casa terá um quartinho só para os pequenos.
“Eu estou sentindo uma felicidade tão imensa no meu coração, que é até difícil dizer. É um sonho que desde que decidi constituir uma família, era o que eu queria”, diz Anne que está casada há 7 anos.
“Agora eles vão ter o quartinho deles (os filhos). Antes eram três peças, quarto, cozinha e banheiro, agora vamos ter espaço, privacidade. Eu nem estava conseguindo dormir de tanta ansiedade por este momento, e hoje chegou”, complementa.
Até o fim do ano, mais 80 casas, que estão sendo construídas em parceria com o Governo do Estado, serão entregues dando uma solução definitiva para as quatro comunidades que integravam a antiga Cidade de Deus.
“Estamos aqui no Jardim José Teruel trazendo para essas famílias, que aguardavam há tantos anos, a chave da casa própria, o contrato da casa nova. Trazendo justiça social e cumprindo as metas do nosso plano de Governo”, afirma a prefeita Adriane Lopes.
Histórico de resistência e conquistas
A partir de 2017, a Prefeitura tem atuado ostensivamente para resolver, em definitivo, a situação de moradia das 328 famílias que integravam a antiga comunidade das imediações do aterro sanitário da cidade, região do Anhanduizinho.
Os moradores haviam sido reassentados em 2016, de maneira precária, em 4 áreas do município: Bom Retiro, Vespasiano Martins, Jardim Canguru e José Teruel Filho.
“As entregas acontecem em etapas, conforme a finalização das unidades, justamente para agilizar a mudança dessas famílias,que deixam as ocupações precárias ao fundo dos lotes, para as novas construções em alvenaria. Realizamos a regularização fundiária e agora a entrega dessas moradias que asseguram uma vida digna e nova perspectiva de futuro”, explicou Cláudio Marques Costa Junior, diretor-presidente em exercício da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf).
As obras no Bom Retiro, que integra 136 casas, foram concluídas no início do mês de agosto de 2021, mediante o programa Ação Casa Pronta, premiado nacionalmente e que faz parte do banco de boas práticas das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.
Já as 42 famílias do Vespasiano Martins, loteamento condenado mediante laudo técnico expedido em 2018, foram realocadas para o novo Loteamento Parque dos Sabiás, entregue em julho de 2021.
Agora o ciclo de atendimento termina com a construção das casas nos loteamentos José Teruel e Jardim Canguru.