No ar o Episódio 20 do podcast Direito de Quinta, que traz um tema essencial para famílias que precisam lidar com a sucessão de bens: o inventário. Os apresentadores Amanda de Moraes Souza, advogada, e Leonardo Moraes Veloso, acadêmico de Direito, esclareceram dúvidas sobre as modalidades judicial e extrajudicial, apontando em quais casos é possível resolver a partilha diretamente em cartório e quando é necessário recorrer à Justiça.
Com uma abordagem didática, eles explicaram como o inventário extrajudicial costuma ser mais rápido, quais são os requisitos para adotá-lo e de que forma os herdeiros podem até utilizar recursos existentes na conta do falecido para custear o procedimento. “Muita gente não sabe, mas é possível usar o dinheiro que estava na conta do falecido para pagar as custas do inventário. Esse é um ponto importante porque ajuda a viabilizar o processo sem que os herdeiros precisem desembolsar valores de imediato”, destacou Amanda.
Produzido pelo escritório Moraes Souza Advocacia, o Direito de Quinta tem como proposta explicar temas jurídicos do cotidiano de forma leve, educativa e acessível. Os episódios completos estão disponíveis no Spotify e, em vídeo, no canal oficial do programa no YouTube.