A atriz global Cristiana Oliveira, que interpretou a personagem Juma, na novela Pantanal, esteve em Mato Grosso do Sul, juntamente com a PMA (Polícia Militar Ambiental) do município de Corumbá e IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) para a 5ª Expedição de Educação no Pantanal, que aconteceu entre os dias 7 e 11 deste mês. O trabalho é feito com comunidades ribeirinhas no Pantanal, especialmente as indígenas.
A expedição que foi realizada com a embarcação de grande porte da PMA e algumas embarcações menores, objetiva a proporcionar Educação Ambiental, assistência social, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e tutela jurídica em matéria de Direitos Trabalhistas e Previdenciários.
Participaram ainda as seguintes instituições: Ministério Público do Trabalho (MPT 24ª Região), Tribunal Regional do Trabalho (TRT 24ª Região), Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito da UFMS (EMAJ/UFMS), PrevFogo IBAMA, Instituto SOS Pantanal, ECOA, e Instituto Acaia Pantanal. Participaram também o Exército Brasileiro e o Grupo de Policiamento Aéreo de Mato Grosso do Sul.
A atriz Cristiana Oliveira, que participou da expedição, destacou que além da fauna, muitas comunidades indígenas e ribeirinhas sofrem com os efeitos da seca e das queimadas, ressaltando, assim, a importância da Expedição num momento muito desolador.
Ao todo foram atendidos 402 ribeirinhos. Na ocasião, a PMA e o IASB distribuíram a edição 2021 do Calendário de Educação Ambiental no Pantanal, ilustrado com desenhos dos alunos pantaneiros. Este material é distribuído gratuitamente e tem o objetivo de valorizar as escolas pantaneiras, seus professores e chamar a atenção para conservação do Pantanal.
Por fim, foram providenciados todos os protocolos de biossegurança diante da COVID19 para realização das atividades.
Com informações da assessoria da PMMS.