A falta de quatro médicos na UPA (Unidade De Pronto Atendimento) do Jardim Leblon, ontem (14), causou uma demora que chegou a mais de 2hs no atendimento, segundo relato dos pacientes que aguardavam. A explicação foi dada pela Guarda Municipal da unidade gravada por um leitor do portal de notícias Capivara News como você pode conferir logo abaixo:
No áudio, o guarda explica que faltaram dois médicos na ala dos pacientes assintomáticos do Covid-19 e dois médicos na ala dos sintomáticos para a doença. Quem estava atendendo era apenas um médico na unidade móvel da unidade. Segundo o guarda, o profissional chegou e atendeu as fichas de pacientes que aguardavam desde às 10h.
A gravação foi feita às 16h pelo leitor, que preferiu não se identificar. Ele havia levado a esposa que aguardava atendimento na ala dos sintomáticos. O guarda ainda orientou às pessoas a aguardarem outro médico chegar para fazer o atendimento ou então procurar outras unidades de saúde como a da Vila Almeida, Coronel Antonino e Coophavila. “Aqui a escala às vezes não fecha”, disse ele no áudio.
Em nota, na tarde desta quinta-feira (15), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que “de fato houve a ausência destes profissionais e, devido a alta demanda, houve também o aumento no tempo de espera. Nestas situação, é acionada a equipe de apoio para dar suporte. A Sesau reforça que UPAs e CRSs são unidades de urgência e emergência e todo o paciente que chega no local passa por uma triagem para avaliação da classificação de risco, onde pacientes que recebem a classificação azul ou verde, que há nenhum ou pouco risco à vida do paciente, têm como tempo protocolar o atendimento em até quatro horas”.