Em seu Plano de Governo para os próximos quatro anos, a prefeita Adriane Lopes, candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, propõe soluções inovadoras para a melhoria da mobilidade urbana de Campo Grande, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade, integrando infraestrutura, modernização e inovação em transporte.
O projeto de mobilidade urbana proposto por Adriane envolve investimentos robustos em infraestrutura viária, com o objetivo de asfaltar e recuperar a funcionalidade do pavimento em mais de 60 km de vias que compõem os corredores e linhas de transporte público em todas as regiões da cidade. “Vamos asfaltar e recuperar a funcionalidade do pavimento em mais de 60 km de vias nos corredores e linhas de transporte público em todas as regiões da cidade”, destacou a prefeita, ressaltando a importância dessas intervenções para melhorar o fluxo e a segurança no transporte coletivo.
Além disso, o plano prevê a modernização dos terminais de transbordo e dos pontos de embarque e desembarque, criando um sistema mais eficiente e confortável para os usuários. A gestão de Adriane já iniciou reformas de cinco terminais de transporte coletivo da cidade. Um estudo de deslocamento da população será a base para o redimensionamento das linhas existentes, visando atender melhor às necessidades dos moradores e otimizar o transporte coletivo.
Outro aspecto inovador do projeto é o conceito de “última milha”, que busca atrair novos usuários para o sistema de transporte público. A proposta inclui também a construção de novas vias de ligação e a implementação de ciclovias, promovendo uma melhor integração entre os bairros e facilitando o deslocamento dos moradores, incentivando o uso de modos de transporte não motorizados.
A prefeita Adriane também anunciou que será realizado um estudo de viabilidade para implantação de veículos coletivos movidos a combustíveis limpos, como ônibus elétricos e movidos a gás natural veicular (GNV), reduzindo assim os custos e aumentando a eficiência do serviço. Nos últimos dois anos, já houve a renovação de parte da frota. A substituição gradual da frota também está planejada para os próximos anos, reafirmando o compromisso da gestão com a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono.
O projeto de mobilidade urbana inclui ainda a requalificação dos acessos aos equipamentos públicos no entorno dos terminais de transbordo, melhorias na caminhabilidade e obras de acessibilidade, além da padronização de calçadas, paisagismo e iluminação eficiente. Essas ações visam tornar Campo Grande uma cidade mais acessível e integrada, garantindo qualidade de vida e segurança para todos os cidadãos.