Durante agenda de campanha, a prefeita Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, destacou a importância da participação popular nas decisões da gestão.
Em reunião com profissionais da Educação na região Imbirussu, ela ressaltou que o programa Todos pela Educação, que está reformando de forma simultânea as 205 escolas municipais, só está sendo possível devido ao apoio da Associação de Pais e Mestres das unidades e da comunidade, que está sugerindo quais intervenções e melhorias estruturais devem ser realizadas.
“São as mães e pais dos alunos que estão decidindo o que vai ser feito em cada escola. É a comunidade que está fazendo a gestão dos recursos porque é importante a presença dos pais na escola, participando junto com os filhos. Tem escolas que era o telhado que precisava ser trocado, outras a parte elétrica ou a pintura total e essas decisões estão sendo tomadas pela comunidade, que também fiscalizam as obras porque o recurso é público e nós fazemos uma gestão com transparência”, pontuou a prefeita.
Caminhar de mãos dadas com a comunidade é o que garante o sucesso das ações, além de ajudar a gestão a tomar decisões mais assertivas na opinião da prefeita, tanto que ela atribui o sucesso do programa à esta parceria. “As escolas não passavam por reformas há pelo menos 20 anos. Hoje temos 189 unidades passando por esse processo no momento e uma sala de aula sendo construída a cada 72 horas. Compramos novos parquinhos e equipamentos porque a manutenção das unidades é uma responsabilidade do poder público, mas é fundamental o apoio da população já que é o local onde seus filhos estudam e nós trabalhamos para oferecer uma Educação de excelência”, disse.
Audacioso, o programa Juntos pela Escola também está garantindo outros avanços importantes, como a construção de mais de 150 salas de aula, equipadas com móveis novos e uma infraestrutura que valoriza o trabalho do professor. Para a assistente de educação infantil Nadia Rosa Heimbach, o conjunto de ações simultâneas tem sido importante, mas a continuidade de uma prática exitosa como a oferta de merenda de qualidade e a entrega pontual dos uniformes escolares complementam o ciclo de sucesso das iniciativas na Educação do município.
“O que a Adriane está fazendo ninguém nunca fez. Entrar em uma escola com tudo novo é uma sensação maravilhosa, sem falar que as crianças estão adorando os novos parquinhos, são complementos que têm uma relevância grande no processo de aprendizagem. Toda a comunidade está satisfeita com essa gestão, por isso é importante que a Adriane tenha mais quatro anos para continuar com esse trabalho”, afirmou Nadia.
Já a diretora Solange Gomes dos Santos que há 15 anos atua na Rede Municipal de Ensino enfatiza que os investimentos da gestão da prefeita Adriane Lopes são inéditos no setor. “Eu nunca vi um prefeito trabalhar como a Adriane, se em dois anos ela já fez todas essas inovações imagina com mais tempo. Ela dialoga com os profissionais, valorizou a categoria com o concurso público e se mostrou uma gestora nata, competente e talentosa. Todas as nossas solicitações são atendidas com agilidade, por isso não podemos trocar quem está resolvendo os problemas”, ressaltou.
Para a diretora, as salas modulares implantadas que ajudaram a ampliar o número de vagas na Reme, foram um dos principais acertos da prefeita. Sustentáveis e econômicas, elas representam o que há de mais moderno na infraestrutura escolar. “Elas são preparadas para atender com conforto os alunos, além de serem arejadas e equipadas com móveis e materiais pedagógicos novos, que atendem às nossas necessidades, contribuindo com o aprendizado”, elogiou a diretora.
Ainda na reunião, a prefeita Adriane Lopes pontuou a entrega do PAI (Pronto Atendimento Infantil), também fruto de uma reivindicação popular e que funciona no Centro Regional de Saúde, localizado no Bairro Tiradentes, na Região Urbana do Bandeira.
A unidade é um dos principais destaques do Plano de Governo da prefeita por oferecer atendimento rápido e eficiente para as crianças de Campo Grande, evidenciando o compromisso de Adriane com a saúde pública.
“Decidimos inovar com esse projeto depois de ouvir o apelo de uma mãe que pediu um local que funcionasse 24 horas para atender as crianças. Com responsabilidade, a gente segue avançando com responsabilidade e dando respostas rápidas e eficazes para problemas antigos da Capital”, concluiu.