Operação do DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil denominada “La Catedral” que resultou na prisão de cinco policiais penais denunciados por corrupção e organização criminosa em investigação sobre a fuga de Nedio Marques Brito Filho e Celso Gonçalves Sanguina, da Unidade Penal Ricardo Brandão no dia 2 de junho de 2021, teve mais um desfecho. A novidade no caso é que nesta terça-feira (23), por volta de 8 horas, foi feita a recaptura de Nedio em Goiânia-GO.
A prisão é um resultado de ação conjunta entre Polícias Civis de Mato Grosso do Sul e Goiás. A prisão de Nedio é resultado do esforço conjunto das autoridades policiais na luta contra o crime organizado e a corrupção, ao retirar de circulação indivíduo que conta com diversas condenações por tráfico de drogas, uso de documento falso e roubo, tendo mais de 16 anos de prisão a cumprir.
A colaboração entre as diferentes unidades e a troca de informações foram fundamentais para o sucesso da operação. Nedio será encaminhado às autoridades competentes para responder pelos crimes pelos quais é acusado. O capturado também será ouvido a respeito das circunstâncias de sua fuga, processo que se encontra em andamento.
A operação contou com a participação de policiais civis do DRACCO/PCMS, DECCOR/DEIC/ e 8 DRP da PCGO, com apoio do DOP/AGEPEN.
Durante as diligências foram cumpridos um mandado de prisão e apreendidas uma pistola semiautomática de uso restrito, bem como uma CNH ideologicamente falsa, utilizada pelo investigado, resultado também na sua prisão em flagrante.
O caso
Nedio juntamente com Celso haviam escapado da unidade penal pelo portal principal, após renderem uma funcionária. Na época, a dupla conseguiu chegar até a saída, ameaçando a mulher e forçando a saída diante dos agentes penais presentes no local. Uma vez do lado de fora, eles embarcaram em uma caminhonete aparentemente branca e desapareceram.
Celso já havia sido recapturado e na noite de 22 de janeiro do ano passado. Agora Nedio é preso.