A noite de quarta-feira (30) marcou o início do Festival Curta Campo Grande | Curta MS, no Teatro Aracy Balabanian, que fica nas dependências do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A abertura do evento trouxe uma seleção de filmes premiados e uma apresentação especial da Orquestra Indígena, que celebrou a cultura e diversidade de Mato Grosso do Sul. O festival, que se estende até sábado (2), oferece mostras gratuitas e diversificadas que vão do cinema nacional, produções locais até filmes para o público infantil.
Abrindo as exibições do festival, o filme “A Voz de Guadakan”, do cineasta Joel Pizzini (MS), emocionou o público ao retratar a ancestralidade e a resistência do povo Guató, indígenas do Pantanal. Já o curta “Big Bang”, de Carlos Segundo (RN), envolveu a plateia com uma narrativa intensa que desde o enquadramento da câmera até o roteiro, tudo traz uma simbologia sobre a vida de Chico, um homem com nanismo que enfrenta as consequências da exclusão social por conta da condição física.
O cineasta Dannon Lacerda, idealizador do Festival Curta Campo Grande | Curta MS, destacou a importância do projeto para o cenário audiovisual local. “O Curta Campo Grande tem como missão fortalecer o cinema sul-mato-grossense a nível nacional, criando uma ponte entre realizadores e espectadores. Queremos que este evento seja um marco para o desenvolvimento cultural da Capital e do Estado e uma oportunidade para novos talentos se expressarem e se conectarem com o público”.
Representando o governador Eduardo Riedel, o presidente da FundTur (Fundação de Turismo de MS), Bruno Wendling, esteve na abertura para prestigiar o trabalho da classe artística e ressaltou o papel do evento para o turismo no Estado. “O cinema bebe da fonte do turismo também, afinal de contas o pano de fundo de muitos filmes são destinos fantásticos, muitas das histórias que são contadas e personagens que fazem a história do cinema, enfim, estão interligados com alguma cidade ou país. E o Festival Curta Campo Grande é uma janela não só para o cinema, mas para que Mato Grosso do Sul mostre sua rica diversidade cultural para o Brasil e o mundo. Daí o nosso apoio para o evento que valoriza a cultura e dialoga com nossas raízes, com o turismo”.
Entre os presentes, a vendedora Sandra Araújo, compartilhou sua experiência ao assistir obras que seguem uma proposta criativa diferente daquela exibida pela grande indústria do cinema. “Eu gostei, vim para acompanhar o meu filho que gosta de filmes cults, alternativos. Normalmente, assisto os filmes comerciais que a gente é acostumado a ver nos cinemas e na TV. Foi uma experiência diferente por ver algo que trouxesse a história dos povos indígenas como ‘Gadakan’”.
Curta Campo Grande | Curta MS possui investimentos da Lei Paulo Gustavo, por meio de editais promovidos pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), da Prefeitura de Campo Grande, e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), órgão do Governo do Estado. O evento ainda conta com o apoio do Sesc, Fecomércio e Canal Brasil.
Com uma programação que inclui mostras competitivas, temáticas, debates e oficinas, o Festival Curta Campo Grande | Curta MS segue até o próximo sábado, trazendo o melhor do cinema brasileiro e regional para o público de Campo Grande. Acesse a programação na íntegra pelo site www.festivalcurtacampogrande.com/ ou Instagram @festivalcurtacampogrande.
Serviço:
Festival Curta Campo Grande | Curta MS
Programação
Quinta-feira (31/10)
14h – Oficina de Fotografia e de Curta Metragem
19h – Mostra Curta MS
21h – Mostra Curta Brasil 1
Sexta-feira (1/11)
14h – Curta MS com acessibilidade
14h – Oficina de Fotografia e de Curta Metragem
16h – Curta Brasil com acessibilidade
17h – Mostra Hors Concours + debate
19h – Mostra Curta Brasil 2
21h – Mostra Curta Brasil 3
Sábado (2/11)
14h – Curta Brasil com acessibilidade
14h – 14h – Oficina de Fotografia
15h – Mostrinha (exibição de filmes infanto-juvenis)
16h – Debate com realizadores das mostras competitivas
17h – Mostra Diversidade + debate
20h – Noite de Premiação