• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Terça-feira, Outubro 20, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Campo Grande

Ao todo, 181 casas foram entregues para as famílias da antiga comunidade do Mandela

Redação Capivara News by Redação Capivara News
11 de Março de 2025
in Campo Grande, Habitação, Novidades, Últimas Notícias
0
Ao todo, 181 casas foram entregues para as famílias da antiga comunidade do Mandela

Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Em um marco histórico para a habitação de interesse social em Campo Grande, a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), concluiu nesta segunda-feira (10) a entrega de todas unidades habitacionais destinadas às famílias da comunidade Mandela. Nessa etapa, 24 famílias foram contempladas com novas moradias no Iguatemi II. A iniciativa coloca fim a uma situação que se arrastava por quase uma década.

Cumprindo o compromisso firmado em novembro de 2023 após o terrível incêndio que atingiu a comunidade, todas as famílias foram atendidas. Ao todo, foram construídas e entregues 181 casas, sendo 44 unidades no José Tavares do Couto, 32 no Jardim Talismã, 38 no Iguatemi I, 36 no Iguatemi II e 31 no Oscar Salazar.  As cinco áreas selecionadas na Região Urbana do Segredo passaram por uma análise criteriosa, garantindo que os novos moradores tivessem acesso à infraestrutura essencial, como escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos de saúde, assegurando não apenas moradia, mas também inclusão social e a oportunidade de recomeçar suas vidas com dignidade.

Post+

Mulher passa mal e morre dentro de ônibus coletivo em Campo Grande

ARTIGO: A herança fiscal do atual governo que ameaça o futuro do Brasil

As unidades estavam previstas para serem entregues em 12 meses, no entanto, a rápida mobilização da gestão municipal permitiu que muitas famílias recebessem as chaves de suas novas casas antes do prazo, a partir de junho de 2024, conforme as moradias eram finalizadas. A medida foi tomada para que as famílias pudessem deixar situações precárias o quanto antes e iniciar uma nova fase com mais segurança e estabilidade. Todas as unidades habitacionais foram construídas pela construtora credenciada pelo Programa Credihabita, instituído pela Lei n. 6.123 em 9 de novembro de 2018. Foram investidos aproximadamente R$ 15 milhões em recursos próprios do Município. Cada família beneficiada pagará parcelas de R$ 185,00, ao longo de 360 meses.

“Hoje nós estamos tendo a grata satisfação de concluir esse projeto. O que era a comunidade Mandela, se tornou cinco áreas. Nós escolhemos a dedo as regiões, todos os parques residenciais. Não é só a entrega de um documento, é a concretização de algo que foi prometido e cumprido. Nas outras áreas que finalizamos as entregas, agora as demandas são outras. É assim que funciona: primeiro a gente dá o primeiro passo, depois avançamos, e as melhorias vão chegando”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Para o diretor-presidente da Emha, Claudio Marques, a rapidez na resposta da gestão municipal foi fundamental para que este dia se tornasse realidade. “São 181 famílias que passaram pela tragédia do incêndio e nós buscamos uma solução rápida. Desde a movimentação célere de todas as secretarias até o recurso. Nós não ficamos esperando para fazer com que a obra saísse do papel. As famílias viviam em um condição insalubre, esgoto a céu aberto, sem rede de água e sem energia com ligações regulares. Hoje essas famílias terão segurança e legitimidade”.

Um recomeço digno

Para Indiana Aparecida de Souza, 33 anos, a entrega da chave representa uma verdadeira transformação em sua vida. A operadora de caixa viveu na comunidade Mandela por quatro anos e não conteve a felicidade depois de anos de espera. “Para quem passou por tudo o que aconteceu, um incêndio, a perda de tudo, isso aqui é uma vitória. Entrar em uma casa que é sua e poder dizer para o seu filho ‘olha, é ali que você mora’, isso é tudo. É dar dignidade para eles”.

A liderança da comunidade Mandela, Greicielle Ferreira, de 30 anos, destacou a satisfação com a agilidade e o comprometimento da administração municipal até a conclusão das entregas. “Valeu a pena cada esforço. As entregas foram muito rápidas. Algumas famílias receberam suas casas antes do prazo, já na primeira etapa, com quatro, seis, sete meses. A gente, da comunidade, acompanhou tudo de perto. O trabalho não parou”.

Marizete Silva, 58 anos, viveu na comunidade por três anos e aguardou esse momento com expectativa diária. “Esperei muito por esse dia. A sensação é de pura felicidade, não tem outra palavra. Estou me mudando com meus dois filhos e meu neto. Agora o objetivo é só melhorar: investir na casa, construir um quarto, murar o terreno porque agora eu posso dizer que é nosso”.

Com a chave da casa própria em mãos, Everton Magalhães, 32 anos, pai de um menino de cinco anos, não esconde a emoção ao falar sobre a conquista. “É um sonho realizado! Só tenho a agradecer desde a Prefeitura até o pessoal da fundação, os pedreiros, pintores, todo mundo. Agora é trabalhar, se esforçar e aproveitar essa imensa oportunidade que Deus nos deu de ter a nossa casa própria.”

Histórico

Em janeiro de 2023 a prefeita Adriane Lopes assinou o Termo de Colaboração para a construção de novas unidades habitacionais destinadas ao reassentamento das famílias da comunidade Mandela que viviam em condições insalubres às margens do córrego Segredo. Após o incêndio, em novembro de 2023, a prefeitura agiu rapidamente e deu celeridade à definição das áreas para início do processo de reassentamento.

Em dezembro do mesmo ano, 23 dias após o incêndio, todas as famílias já estavam com seus lotes definidos. As obras tiveram início pelas áreas do José Tavares e Jardim Talismã. Em abril de 2024, as áreas já contavam com padrões de energia elétrica e rede de água e esgoto instalados. Em junho, as primeiras unidades começaram a ser entregues, dando início a uma nova etapa na vida de centenas de famílias.

Exemplo nacional

O reassentamento das famílias da comunidade Mandela garantiu a Campo Grande um importante reconhecimento nacional. A Emha recebeu o Prêmio Selo de Mérito 2024 pelo trabalho realizado através do programa Credihabita. A premiação, composta por troféu e certificado, foi entregue no dia 6 de dezembro, durante o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Curitiba.

O prêmio Selo de Mérito é promovido pela ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e o (FNSHDU) Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano com o objetivo de estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.

 

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Print
  • Email
  • WhatsApp
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest

Like this:

Like Loading...

Matérias Relacionadas:

  1. Encerra hoje o prazo para regularização do Refis em Campo Grande
  2. Para melhor atender mutuários Agetec lança novo portal online da Emha
  3. Condomínio Belas Artes contribuirá para reduzir déficit habitacional em Campo Grande
  4. IPTU: contribuintes podem parcelar tributo de 2025 em até 12 vezes
Tags: 181 casas foram entregues para as famílias da antiga comunidade do MandelaAo todo
Post

Idoso é vítima de latrocínio, corpo é encontrado e quatro são presos pelo crime em MS

Próximo

Rapaz com passagens policiais por tráfico é baleado e morre em Ponta Porã

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Confira o WhatsApp da Defensoria para denunciar aglomeração nos coletivos de MS
Campo Grande

Mulher passa mal e morre dentro de ônibus coletivo em Campo Grande

by Alan Diógenes
2026/10/19
0

Passou mal e morreu dentro de um ônibus do transporte...

Ler mais...
ARTIGO: A herança fiscal do atual governo que ameaça o futuro do Brasil

ARTIGO: A herança fiscal do atual governo que ameaça o futuro do Brasil

2026/10/19
Guarda resgata mulher mantida em cárcere privado pelo marido no Nova Lima

Guarda resgata mulher mantida em cárcere privado pelo marido no Nova Lima

2026/10/19
Como a escola pode ajudar no cuidado com a saúde das crianças

Como a escola pode ajudar no cuidado com a saúde das crianças

2026/10/19
Deputada denuncia promessa de emendas a municípios onde Flávio Bolsonaro tiver mais votos

Deputada denuncia promessa de emendas a municípios onde Flávio Bolsonaro tiver mais votos

2026/10/19
Energia renovável já representa 93% do consumo da Ambiental MS Pantanal

Energia renovável já representa 93% do consumo da Ambiental MS Pantanal

2026/10/19
ARTIGO: Bom senso e honestidade nas eleições, por Wilson Aquino

ARTIGO: Bom senso e honestidade nas eleições, por Wilson Aquino

2026/10/19
Festival Curta CG abre terceira edição com vencedor do Oscar e premiado no É Tudo Verdade

Festival Curta CG abre terceira edição com vencedor do Oscar e premiado no É Tudo Verdade

2026/10/19
Novas redes de esgoto chegam às casas e melhoram o dia a dia das famílias de CG

Novas redes de esgoto chegam às casas e melhoram o dia a dia das famílias de CG

2026/10/19
Caminhonete cai em valeta, condutor morre e mais 3 ficam feridos em Dourados

Caminhonete cai em valeta, condutor morre e mais 3 ficam feridos em Dourados

2026/10/19
Ler mais...
Próximo
Rapaz com passagens policiais por tráfico é baleado e morre em Ponta Porã

Rapaz com passagens policiais por tráfico é baleado e morre em Ponta Porã

Deixe um comentário Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

POPULAR NEWS

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

7 de Maio de 2025
Mulher morre, homem e 2 crianças ficam em estado grave em colisão entre carro e carreta na BR-262

Mulher morre, homem e 2 crianças ficam em estado grave em colisão entre carro e carreta na BR-262

13 de Janeiro de 2025
Motociclista envolvido em acidente com morte de advogado não tinha CNH e estava bêbado, conforme testemunhas

Motociclista envolvido em acidente com morte de advogado não tinha CNH e estava bêbado, conforme testemunhas

22 de Setembro de 2024
Jovem é preso, após apertar bunda de passageira em ônibus coletivo na Capital

Jovem é preso, após apertar bunda de passageira em ônibus coletivo na Capital

4 de Fevereiro de 2021
Encontrado morto próximo à Gury Marques trabalhava na lavanderia do Hospital Regional

Encontrado morto próximo à Gury Marques trabalhava na lavanderia do Hospital Regional

14 de Outubro de 2023

EDITOR'S PICK

“Vou cobrar tudo o que ela está fazendo”, diz filho preso por agredir mãe de 68 anos

“Vou cobrar tudo o que ela está fazendo”, diz filho preso por agredir mãe de 68 anos

25 de Junho de 2023
Aplicativo é mais uma opção para estudante da Rede Estadual acessar Painel do Aluno

Aplicativo é mais uma opção para estudante da Rede Estadual acessar Painel do Aluno

4 de Dezembro de 2020
“Falso Profeta”: Traficante guardava dinheiro da venda de drogas dentro da Bíblia

“Falso Profeta”: Traficante guardava dinheiro da venda de drogas dentro da Bíblia

3 de Fevereiro de 2023
Em ocorrência, viatura do Choque capota na Afonso Pena e deixa dois policiais feridos

Em ocorrência, viatura do Choque capota na Afonso Pena e deixa dois policiais feridos

4 de Fevereiro de 2023
Capivara News

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.
%d bloggers like this: