Unindo gerações por meio da nostalgia e da desconexão das telas, o projeto “ABC do Brincar – Juntos pela Alfabetização” lança neste sábado (26), às 9h, o livro infantil “O Baú de Brincadeiras da Vó Elza”. O evento de lançamento será promovido na Escola Municipal Profª Leire Pimentel de Carvalho Corrêa e encerra a programação da Semana do Brincar na Capital.
Sempre que os pais iam trabalhar, Nina passava as tardes na casa da vó Elza. Lá fora havia um quintal enorme, um pé de goiaba, passarinhos, borboletas. Mas Nina quase não reparava. Seus olhos estavam presos à tela do celular. Até que, certa tarde, a avó observa a neta em silêncio e percebe que talvez fosse hora de apresentá-la a outro mundo. Um mundo que estava guardado dentro de um baú.
É a partir desse encontro entre uma menina conectada ao presente e uma avó que guarda as lembranças de sua infância que nasce a publicação. O livro transforma memórias de infância, brincadeiras populares e histórias da comunidade em páginas para ler, brincar e descobrir.
Dentro do baú de Elza não existem apenas brinquedos. Há maneiras de inventar a própria diversão quando quase nada estava pronto. Há o bets, a queimada, o bozó e as bonecas feitas de sabugo de milho — brinquedos que contam também histórias sobre criatividade, infância e as condições de vida de outras gerações. Para muitas meninas que viviam na zona rural, o sabugo encontrado na roça podia ganhar olhos, cabelos, roupas e virar boneca. A brincadeira nascia daquilo que estava ao alcance das mãos.
A publicação parte justamente da ideia de que brincar também é uma forma de preservar conhecimento. Além da história de Nina e Vó Elza, o livro reúne atividades pedagógicas e espaços para que as próprias crianças registrem suas experiências e conheçam as brincadeiras de sua comunidade. A intenção é que o pequeno leitor não fique apenas diante das páginas,, mas possa escrever, desenhar, lembrar e compartilhar aquilo que aprendeu com pais, avós, professores e outras pessoas próximas.
As memórias que aparecem no livro também nasceram dentro da própria escola onde o projeto é realizado. Antes de a história ganhar forma, a equipe do ABC do Brincar ouviu servidores e integrantes da comunidade escolar da Escola Municipal Profª Leire Pimentel de Carvalho Corrêa sobre suas próprias infâncias. A pesquisa ajudou a identificar brincadeiras que atravessaram gerações e outras que carregam características mais particulares da cultura sul-mato-grossense, fazendo do livro um registro construído a partir de quem vive e conhece aquele território.
“No primeiro semestre, realizamos uma pesquisa junto à comunidade escolar que sedia o projeto e coletamos depoimentos sobre as brincadeiras de infância. A partir dessa escuta, mapeamos brincadeiras que integram a publicação, desde as mais conhecidas, como amarelinha, pega-pega e queimada, até as mais regionais, como o Bozó, as bonecas de sabugo de milho e o jogo de taco, também conhecido como bets. Foi muito interessante conhecer essas memórias, fundamentais para construir o livro e a história infantil que a acompanha, mostrando a relação entre a Vó Elza e sua neta, Nina, que descobre, de forma lúdica, como eram as brincadeiras de outras gerações”, detalha Rafael Gloria, diretor executivo da Associação Cultural Nonada Jornalismo, organização idealizadora do projeto.
O livro é, assim, uma espécie de convite para abrir não apenas o baú da personagem, mas também os baús de memória que existem nas famílias. A proposta é aproximar crianças de histórias que poderiam se perder com o tempo e mostrar que uma brincadeira pode carregar muito mais do que diversão: pode guardar uma paisagem, um modo de viver, uma lembrança de família e até uma maneira de aprender. Como apresenta a própria publicação, “brincar é uma forma de descobrir o mundo. É também uma maneira de criar vínculos, compartilhar conhecimentos e manter vivas as histórias que passam de uma geração para outra.”
A publicação integra a Semana do Brincar, que começou na terça-feira (22) na Escola Municipal Profª Leire Pimentel de Carvalho Corrêa, no Jardim Colibri, região sul de Campo Grande, e segue até sábado (26). Durante cinco dias, crianças, famílias e educadores participam de atividades que aproximam o brincar do processo de alfabetização. Ao todo, 100 famílias receberão kits educativos com materiais pedagógicos e o livro, enquanto a escola ganhará um cantinho do brincar com brinquedos pedagógicos para dar continuidade às atividades.
“Vivemos em um mundo muito digital, marcado pela dispersão da atenção. Nesse contexto, resgatar brincadeiras lúdicas que envolvam o corpo, o movimento e a interação física é uma estratégia potente para contribuir com a alfabetização e com o desenvolvimento integral”, explica Rafael Gloria.
No sábado (26), a partir das 9h, o livro finalmente sai das páginas e encontra seus primeiros leitores. O lançamento e a entrega da publicação às famílias fazem parte do encerramento da Semana do Brincar, que também terá apresentações do Batucando Histórias e do Batuque Banda, em uma manhã com música, cantigas de roda, folclore e brincadeiras.
O projeto “ABC do Brincar – Juntos pela Alfabetização” é realizado pela Associação Cultural Nonada Jornalismo, com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil, por meio da Lei Rouanet, coordenação geral da Associação Nonada Jornalismo, produção executiva da Amora Produções Culturais e apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Outras informações estão disponíveis no Instagram @nonadalab.
Serviço:
Lançamento do livro: “O Baú de Brincadeiras da Vó Elza” (Projeto ABC do Brincar – Juntos pela Alfabetização)
Data: Sábado (26)
Horário: 9h às 11h
Local: Escola Municipal Profª Leire Pimentel de Carvalho Corrêa
Endereço: Rua Enzo Cianteli, s/n – Colibri II, Campo Grande (MS)
Semana do Brincar: Atividades de terça-feira (22) a sexta-feira (25), das 19h às 21h; e sábado (26), das 9h às 11h.




















