• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Domingo, Outubro 11, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Cultura

MS fortalece política de afroturismo e apresenta “Pantanal Negro” como símbolo de um novo olhar sobre o território

Redação Capivara News by Redação Capivara News
7 de Julho de 2026
in Cultura, Direitos Humanos, Últimas Notícias
0
MS fortalece política de afroturismo e apresenta “Pantanal Negro” como símbolo de um novo olhar sobre o território
Share on FacebookShare on Twitter

O Pantanal começou a ser contado por outras vozes nesta sexta-feira (3), no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Em um encontro que reuniu representantes do Governo do Estado e de municípios, do Ministério da Igualdade Racial, empreendedores, comunidades tradicionais e profissionais do turismo, foram lançadas as ações estaduais de afroturismo e apresentados os resultados do Programa Rotas Negras, iniciativa do Governo Federal voltada à valorização da cultura afro-brasileira por meio do turismo. A programação também contou com a exibição do documentário Pantanal Negro, obra que transforma histórias, memórias e ancestralidade em ferramenta de reconhecimento e desenvolvimento territorial.

O evento marcou mais um passo na consolidação do afroturismo em Mato Grosso do Sul, movimento que ganhou força nos últimos anos com o trabalho da Bela Oyá Pantanal, primeira agência de afroturismo do Estado e reconhecida pelo Ministério da Igualdade Racial entre as dez melhores iniciativas do país por meio do Prêmio Rotas Negras.

Post+

Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, propõe debate sobre a intuição

Vorcaro cita R$ 30 milhões para filme de Lula; delação foi rejeitada pela PF

Para a idealizadora da Bela Oyá Pantanal, Thayná Cambará, o trabalho desenvolvido pela agência nasceu da própria transformação vivida em seu território. “Foi esse território que me transformou. E quando ele nos transforma, temos duas escolhas: guardar essa experiência ou compartilhá-la com o mundo. Eu sempre pedi para ser mensageira, e não passageira. A Bela Oyá nasceu dessa escolha, da partilha, do desejo de compartilhar esse território, essas histórias e essa ancestralidade com outras pessoas”, afirmou.

Já o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, ressalta que o Estado vive agora uma nova etapa desse processo: transformar essas narrativas em produtos turísticos capazes de gerar desenvolvimento para os territórios.

“O próximo passo é ampliar esse trabalho e estruturar produtos turísticos. O turismo vende experiências e emoções. Começamos esse processo com a Thayná Cambará e, depois, com o levantamento realizado pelo Guia Negro, identificando manifestações culturais, personagens e lugares. Agora é hora de transformar esse patrimônio em experiências, ampliar a oferta de serviços e atrair mais visitantes para Mato Grosso do Sul”.

Segundo Wendling, o turismo tem potencial para dar visibilidade às comunidades e fortalecer identidades historicamente pouco conhecidas. “O turismo é uma ferramenta poderosa para fortalecer comunidades, quilombos, manifestações culturais e religiões. É uma oportunidade de apresentar ao Brasil e ao mundo uma riqueza que muitas vezes ainda é desconhecida até pelos próprios sul-mato-grossenses. Poder contar essa história para quem visita nosso Estado é um grande presente”.

Ele lembra que esse movimento começou há cerca de quatro anos, quando a Fundação de Turismo conheceu o trabalho desenvolvido pela Bela Oyá Pantanal. “A oportunidade apresentada pela Thayná despertou um olhar que ainda não existia dentro da Fundação. A partir dali começamos a fortalecer esse segmento e hoje o afroturismo já ocupa um lugar central dentro das políticas de promoção e estruturação do turismo em Mato Grosso do Sul.”

A programação também apresentou o Programa Rotas Negras, política nacional coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial que busca fortalecer iniciativas de afroturismo em todo o país.

Para a coordenadora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Melina de Lima, Mato Grosso do Sul possui um patrimônio ancestral que precisa ser reconhecido como parte fundamental da identidade brasileira.

“É importante compreender a ancestralidade que o afroturismo revela. Antes mesmo da criação do Estado, povos de terreiro e comunidades quilombolas já ocupavam esse território. Essa riqueza ancestral faz de Mato Grosso do Sul um grande exemplo”.

Ela explica que iniciativas como Pantanal Negro representam exatamente o propósito do Programa Rotas Negras. “Esse documentário evidencia histórias que sempre existiram, mas que muitas vezes permaneceram invisíveis. O Rotas Negras nasce justamente para reconhecer, valorizar e fomentar essas iniciativas. Hoje entendemos o afroturismo como uma política pública construída de forma interinstitucional, dialogando com diferentes áreas do governo para fortalecer essas ações em todo o país”.

Durante o evento, o público também assistiu ao documentário Pantanal Negro, dirigido por Adriana Farias e Maxwell Polimanti, com idealização, direção artística e produção executiva de Thayná Cambará. O longa acompanha personagens que revelam a presença negra na construção histórica e cultural de Corumbá, mostrando como espiritualidade, memória e pertencimento seguem vivos nas comunidades pantaneiras.

Para o subsecretário de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Cidadania, Deividson Silva, a obra deixa um importante legado para Mato Grosso do Sul.

“Toda produção artística, cultural e histórica deixa caminhos para que outras histórias também sejam contadas. Pantanal Negro registra uma narrativa que durante muito tempo permaneceu invisibilizada e mostra a riqueza da cultura negra e quilombola presente em Mato Grosso do Sul. É um legado que inspira novas produções e amplia o reconhecimento da nossa diversidade”.

De acordo com o promotor de Justiça da Igualdade Racial e coordenador do Núcleo da Igualdade Racial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Marcos André Sant’Ana Cardoso, o documentário também representa um instrumento de fortalecimento da luta contra o racismo e a intolerância religiosa.

“Para quem trabalha diariamente na promoção da igualdade racial, no combate ao racismo e à intolerância religiosa, Pantanal Negro é uma inspiração. O filme revela a beleza, a força, a resistência e a história das pessoas de religiões de matriz africana. Mesmo diante da discriminação e do preconceito, a fé permanece mais forte. É uma obra que inspira todos aqueles que acreditam na construção de um Brasil mais justo e plural”, destacou.

Ao reunir turismo, cultura, audiovisual e políticas públicas em um mesmo espaço, o evento reforçou que o desenvolvimento territorial também passa pelo reconhecimento das pessoas que constroem a identidade sul-mato-grossense. Mais do que apresentar novos roteiros turísticos, Mato Grosso do Sul passa a apresentar ao Brasil um Pantanal contado por quem sempre fez parte de sua história.

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Print
  • Email
  • WhatsApp
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest

Like this:

Like Loading...

Matérias Relacionadas:

  1. Blitz leva cores do orgulho LGBTQIA+ para bares de Campo Grande
  2. Prefeitura promove colóquio “Realizar para transformar 20 anos da Lei 10.639” sobre cultura afro-brasileira
  3. Editorial celebra a Visibilidade Trans e homenageia lideranças de Campo Grande
  4. Karol Conká é atração principal da XXIII Parada LGBTQIAPN+ de Campo Grande
Tags: MS fortalece política de afroturismo e apresenta “Pantanal Negro” como símbolo de um novo olhar sobre o território
Post

Autorizado concurso público com 2 mil vagas para professores da Rede Estadual de Ensino de MS

Próximo

Concurso de bolsas da Escola Superior da Magistratura de MS reúne 45 candidatos. Resultado sai dia 15:

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, propõe debate sobre a intuição
Conhecimento

Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, propõe debate sobre a intuição

by Redação Capivara News
2026/10/11
0

O Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, que há...

Ler mais...
Lula tenta se desvincular do STF: ‘Estamos carregando nas costas a promiscuidade da Suprema Corte’

Vorcaro cita R$ 30 milhões para filme de Lula; delação foi rejeitada pela PF

2026/10/10
Alcolumbre diz que vota 6×1 na quarta e por causa de aliados poderá ser contra a proposta

Alcolumbre diz que vota 6×1 na quarta e por causa de aliados poderá ser contra a proposta

2026/10/10
Feira de adoção terá gatinhos e cachorrinhos à procura de um lar neste sábado em CG

Feira de adoção terá gatinhos e cachorrinhos à procura de um lar neste sábado em CG

2026/10/10
Regulariza CG com descontos de até 90% em débitos com a PrefCG é estendido até dia 15

Regulariza CG com descontos de até 90% em débitos com a PrefCG é estendido até dia 15

2026/10/10
Corpo queimado, sem braços e pernas é encontrado na fronteira e é mistério pra polícia

Corpo queimado, sem braços e pernas é encontrado na fronteira e é mistério pra polícia

2026/10/10
De bicicleta, homem morre em avenida de Pedro Gomes em MS

“Fumaça” que seria faccionado é morto a tiros por homens em Maracaju

2026/10/10
Rapaz corre, mas é cravejado por balas no chão de borracharia no Bairro Centro-Oeste

Rapaz corre, mas é cravejado por balas no chão de borracharia no Bairro Centro-Oeste

2026/10/10
Quatro membros do CV vem de MT pra matar em MS e são mortos em confronto com PM em Sidrolândia

Quatro membros do CV vem de MT pra matar em MS e são mortos em confronto com PM em Sidrolândia

2026/10/10
Dois irmãos são baleados por motoqueiro em tabacaria e um deles morre no Jardim Noroeste

Dois irmãos são baleados por motoqueiro em tabacaria e um deles morre no Jardim Noroeste

2026/10/10
Ler mais...
Próximo
Concurso de bolsas da Escola Superior da Magistratura de MS reúne 45 candidatos. Resultado sai dia 15:

Concurso de bolsas da Escola Superior da Magistratura de MS reúne 45 candidatos. Resultado sai dia 15:

Deixe um comentário Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

POPULAR NEWS

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

7 de Maio de 2025
Mulher morre, homem e 2 crianças ficam em estado grave em colisão entre carro e carreta na BR-262

Mulher morre, homem e 2 crianças ficam em estado grave em colisão entre carro e carreta na BR-262

13 de Janeiro de 2025
Motociclista envolvido em acidente com morte de advogado não tinha CNH e estava bêbado, conforme testemunhas

Motociclista envolvido em acidente com morte de advogado não tinha CNH e estava bêbado, conforme testemunhas

22 de Setembro de 2024
Encontrado morto próximo à Gury Marques trabalhava na lavanderia do Hospital Regional

Encontrado morto próximo à Gury Marques trabalhava na lavanderia do Hospital Regional

14 de Outubro de 2023
Jovem é preso, após apertar bunda de passageira em ônibus coletivo na Capital

Jovem é preso, após apertar bunda de passageira em ônibus coletivo na Capital

4 de Fevereiro de 2021

EDITOR'S PICK

Mãe encontra filho morto com sangramento na boca e relata ameaças que ele vinha sofrendo

Mãe encontra filho morto com sangramento na boca e relata ameaças que ele vinha sofrendo

24 de Agosto de 2023
Exportação de industrializados em agosto registra US$ 585,2 milhões em agosto

Exportação de industrializados em agosto registra US$ 585,2 milhões em agosto

2 de Outubro de 2024
Dono de tabacaria na Euclides da Cunha é preso por vender cigarros eletrônicos na Capital

Dono de tabacaria na Euclides da Cunha é preso por vender cigarros eletrônicos na Capital

19 de Agosto de 2022
Unidade no Jardim Presidente vai contar com 3 equipes, residência médica e multiprofissional

Unidade no Jardim Presidente vai contar com 3 equipes, residência médica e multiprofissional

26 de Setembro de 2022
Capivara News

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.
%d bloggers like this: