Durante os meses de abril e maio, o Shopping Bosque dos Ipês recebe a exposição Iniciação Xavante Danhono. Neste trabalho, o artista plástico Élios Longo de Oliveira homenageia os jovens Xavantes em uma produção artística ligada à natureza e à vida simples.
Suas pinturas são inspiradas nas fotografias do livro Danhono, com cliques históricos do missionário salesiano leigo Cosma Salvatore e texto do Padre Bartolomeu Giaccaria, também missionário salesiano. Ambos dedicaram a vida em favor da sobrevivência física e cultural do povo Xavante. As obras fazem parte do acervo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Élios Longo de Oliveira, também conhecido por Lelo, é um artista plástico nascido no interior de São Paulo mas que reside em Mato Grosso do Sul há mais de trinta anos. Apaixonado pelos elementos regionais como o Pantanal e suas belezas, usa dessas inspirações para criar. Já foi premiado em alguns salões nacionais e internacionais e possui acervos em diversos países da Europa como no Museu de Becchi e de Génova, na Universidade de Turim e no Vaticano, na Universidade de Évora (Portugal), no Mar Del Plata na Argentina e na sede do Governo de Okinawa, no Japão.
As obras Iniciação Xavante Danhono estão expostas no primeiro piso do Shopping Bosque dos Ipês, ao lado da Forever 21. É gratuita e segue todas as medidas de biossegurança.
Serviço
Exposição Artística Iniciação Xavante Danhono
onde: primeiro piso do Shopping Bosque dos Ipês,
avenida Cônsul Assaf Trad, 4796
Aberta ao público.
Assessoria.