• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Sábado, Junho 13, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Agronegócio

Clima afeta resultados da soja e estimativa de produção cai para 124,6 milhões de toneladas, quebra de 10,6% sobre a safra anterior

Rally da Safra encerra etapa de avaliação de lavouras de soja em temporada marcada por grandes diferenças regionais.

Alan Diógenes by Alan Diógenes
17 de Março de 2022
in Agronegócio, Novidades, Últimas Notícias
0
Clima afeta resultados da soja e estimativa de produção cai para 124,6 milhões de toneladas, quebra de 10,6% sobre a safra anterior

Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

A Etapa Soja do Rally da Safra 2022 termina com uma estimativa de produção de 124,6 milhões de toneladas, queda de 1,2 milhão de toneladas em relação à projeção anterior, divulgada em 15 de fevereiro. É uma quebra de 10,6% sobre a safra 20/21 e 19,7 milhões de toneladas a menos do que o previsto no início da safra, em setembro do ano passado. Desde que as equipes começaram a percorrer as principais regiões produtoras, foram confirmadas duas situações bastante distintas nesta temporada, a depender da região. As lavouras de boa parte do Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste se desenvolveram sob condições adequadas e apresentam resultados de bons a excelentes. Já no Sul (incluindo o Sul do Mato Grosso do Sul, além de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), o clima seco e quente de meados de dezembro até boa parte do primeiro trimestre de 2022 provocou uma quebra significativa.

Foi uma safra em que o clima teve um comportamento atípico, o que pode ser atribuído à influência do fenômeno La Niña pelo segundo ano consecutivo. “Há muita disparidade na produtividade dessas duas grandes regiões do país.  Mais do que isso: a irregularidade do clima gerou diferenças nos resultados das lavouras entre as regiões de um mesmo estado e até mesmo entre as áreas de um mesmo município”, explica André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

Post+

Mutirão agiliza mais de 2,3 mil procedimentos oncológicos em Campo Grande

“Investir no policial é investir na segurança”, diz deputado Coronel David

Safra difícil de projetar

Os desafios impostos pelo clima tornaram mais difícil a tarefa de projetar o tamanho da safra. Nesse sentido, o Rally da Safra contou com a metodologia de campo aprimorada em 19 edições e a base de dados de milhares de lavouras avaliadas durante esse período – tanto em temporadas de clima mais regular quanto em outras de clima mais complicado. Tem sido, no entanto, um ano em que há projeções para todos os gostos. Diante da dificuldade de determinar o tamanho da safra em condições tão irregulares, diversas empresas e instituições aumentaram a frequência da divulgação de estimativas para o mercado. O resultado foi uma grande disparidade entre os números.

A produção projetada pelo Rally da Safra, por exemplo,  é maior do que  mostram os números oficiais. Uma das razões: há divergências na distribuição regional da área plantada. Os números do Rally são pelo menos 200 mil hectares menores do que os da Conab para o Rio Grande do Sul, onde a safra quebrou, mas superam bastante as estimativas oficiais num estado como Goiás, onde a produtividade é recorde. Considerando a área total do Brasil, a diferença é relativamente pequena (o Rally da Safra trabalha com 40,8 milhões de hectares, uma expansão de 4,1% sobre a safra anterior) e seria pouco significativa em termos de produção, não fossem as situações regionais específicas desta temporada. “O efeito disso na produção é muito grande e explica, em parte, as diferenças entre as estimativas.”, esclarece o coordenador do Rally.

Diferenças regionais

Depois de percorrer mais de 30 mil quilômetros e avaliar cerca de 1.000 amostras nas principais regiões brasileiras, as condições da safra podem ser resumidas da seguinte forma:

SC/PR/RS/Sul do MS: Essa parte do país concentra os principais problemas da safra. Em janeiro, as lavouras de soja precoce do Oeste do Paraná sofriam com uma quebra consolidada, causada pela falta de chuva iniciada em meados de dezembro. Em fevereiro, com a continuidade do clima quente e seco, o potencial produtivo da soja do Rio Grande do Sul também já havia sido comprometido. A estiagem e o calor também causaram perdas de produtividade, ainda que em menor grau, em Santa Catarina e em regiões do Paraná que dificilmente enfrentam problemas, como a dos Campos Gerais. Voltou a chover no Sul do Brasil no início de março, o que ajudou a minimizar um pouco do prejuízo das áreas mais tardias, nas quais a soja ainda está em enchimento de grãos. “O Rally continuará acompanhando o desempenho dessas lavouras, pois há espaço para novos ajustes nos números de produção”, diz Debastiani.

MT/Norte do MS/GO/MG: O desempenho das lavouras nessas regiões foi de bom a excelente. As variedades precoces tiveram ótima produtividade, afastando o temor, comum no início do ano, de que o excesso de dias nublados poderia comprometer o peso de grão. Em Goiás, por exemplo, os produtores vão colher um recorde de produtividade, o que fará do estado o segundo maior produtor brasileiro, superando desta vez o Rio Grande do Sul e o Paraná. No Mato Grosso, a safra só não foi melhor porque o desempenho da soja tardia ficou abaixo do que esperava. “O final do ciclo foi muito chuvoso, o que diminuiu as médias de produtividade, mas ainda assim o MT deve registrar um novo recorde de produtividade”, afirma Debastiani.

MAPITO: A região tem resultados excelentes até o momento. As lavouras se desenvolveram sob ótimas condições. Tanto no Maranhão quanto no Tocantins, a produtividade deve ser recorde.

BA: O excesso de umidade no terço final da safra deve limitar a produção na Bahia devido à redução de peso de grãos e ao surgimento de doenças. O Rally prosseguirá acompanhando as últimas áreas a serem colhidas e os números do estado poderão ser ajustados.

Produtividades nos estados (sacas/hectare)

Produtividade Soja – Rally da Safra (Março 2022)

UF

2020/21

2021/22

Var. %

RS

57,9

25,4

-56,2%

SC

62,1

45,6

-26,6%

PR

61,0

37,4

-38,7%

SP

59,5

59,6

0,2%

MG

62,5

63,6

1,8%

MS

58,6

44,0

-24,9%

MT

57,9

60,7

4,8%

GO

61,4

66,3

8,0%

BA

67,0

62,0

-7,5%

PI

57,0

59,0

3,5%

MA

54,7

57,6

5,3%

TO

54,7

58,0

6,0%

PA

56,2

56,0

-0,4%

RO

58,5

58,0

-0,9%

Outros

53,5

56,8

6,1%

BR

59,3

50,9

-14,1%

Milho segunda safra

As perspectivas para a segunda safra de milho são positivas em razão do bom calendário de plantio no Centro-Oeste. Existe uma preocupação: alguns modelos climáticos indicam o risco de que chova menos no Paraná e no Mato Grosso do Sul em abril, num período crítico para a definição de produtividade. Por ora, no entanto, o desenvolvimento das lavouras é muito bom em praticamente todo o país.

A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.

A projeção para esta temporada é de uma área plantada 7% maior do que na safra anterior, chegando a 15,7 milhões de hectares – segundo Debastiani, a expansão poderia ser ainda maior, não fossem os gargalos na oferta de insumos. A estimativa de produção é de 92,2 milhões de toneladas, 51,3% acima da safra passada.

Visitas a produtores

Em abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e a realização de eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Luis Eduardo Magalhães  (em data a ser definida), Não-Me-Toque/RS (12/04), Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).

Ao todo, 11 estados serão percorridos durante a 19ª edição do Rally da Safra. A expectativa é coletar 1.600 amostras em campo. A expedição técnica tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais

 Assessoria.

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Print
  • Email
  • WhatsApp
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest

Like this:

Like Loading...
Tags: 6 milhões de toneladas6% sobre a safra anteriorClima afeta resultados da soja e estimativa de produção cai para 124quebra de 10
Post

Nove projetos são aprovados pelos vereadores da Capital nesta quinta-feira

Próximo

Além de Castramóvel, deputado Marcio Fernandes destina R$ 150 mil para Dourados fazer mutirões

Alan Diógenes

Alan Diógenes

Mais Notícias

Mutirão agiliza mais de 2,3 mil procedimentos oncológicos em Campo Grande
Campo Grande

Mutirão agiliza mais de 2,3 mil procedimentos oncológicos em Campo Grande

by Alan Diógenes
2026/06/12
0

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) realiza, nesta segunda-feira...

Ler mais...
“Investir no policial é investir na segurança”, diz deputado Coronel David

“Investir no policial é investir na segurança”, diz deputado Coronel David

2026/06/12
Alunos de faculdade da Capital embarcam para os EUA  para experiência ao lado da CBF

Alunos de faculdade da Capital embarcam para os EUA para experiência ao lado da CBF

2026/06/12
Três Lagoas reconhece trabalho de Verruck em prol do desenvolvimento

Três Lagoas reconhece trabalho de Verruck em prol do desenvolvimento

2026/06/12
Indústria de MS gera 7,8 mil vagas de emprego entre janeiro e abril, diz Observatório da Fiems

Indústria de MS gera 7,8 mil vagas de emprego entre janeiro e abril, diz Observatório da Fiems

2026/06/12
Nova Estação de Tratamento de Esgoto lança Caarapó rumo à universalização do saneamento

Nova Estação de Tratamento de Esgoto lança Caarapó rumo à universalização do saneamento

2026/06/12
Suzano abre 8 vagas de emprego para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Suzano abre 8 vagas de emprego para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

2026/06/12
Reinaldo quer levar ao Senado experiência  de MS para ampliar saneamento no Brasil

Reinaldo quer levar ao Senado experiência de MS para ampliar saneamento no Brasil

2026/06/12
TCE-MS quer saber da Prefeitura e da Câmara de CG sobre os limites de despesa com pessoal

TCE-MS quer saber da Prefeitura e da Câmara de CG sobre os limites de despesa com pessoal

2026/06/12
Cidade da Copa transforma Esplanada em arena da torcida na Capital

Cidade da Copa transforma Esplanada em arena da torcida na Capital

2026/06/12
Ler mais...
Próximo
Além de Castramóvel, deputado Marcio Fernandes destina R$ 150 mil para Dourados fazer mutirões

Além de Castramóvel, deputado Marcio Fernandes destina R$ 150 mil para Dourados fazer mutirões

Deixe um comentário Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

POPULAR NEWS

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

2 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

20 de Março de 2025

EDITOR'S PICK

Com um viés municipalista, governador recebe pedidos e demandas de prefeitos

Com um viés municipalista, governador recebe pedidos e demandas de prefeitos

6 de Fevereiro de 2023
TRAGÉDIA AMBIENTAL: Ministério da Saúde montará mais 3 hospitais de campanha no RS

TRAGÉDIA AMBIENTAL: Ministério da Saúde montará mais 3 hospitais de campanha no RS

11 de Maio de 2024
Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

26 de Outubro de 2025
Nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo terá investimento de R$ 14,7 bilhões

Nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo terá investimento de R$ 14,7 bilhões

13 de Maio de 2021
Capivara News

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.
%d bloggers like this: