De colegas de sala a colegas de profissão na Arauco. Foi com essa perspectiva que os integrantes da segunda turma do programa Colheita de Talentos, criado pela Arauco para formar mecânicos e operadores de máquinas florestais, receberam seus certificados nesta segunda-feira (26), em cerimônia em Três Lagoas (MS). A Companhia inicia agora o processo de contratação dos 20 formados para atuar nas operações de suprimento de madeira, fortalecendo as atividades florestais que darão suporte à futura fábrica de celulose em construção no município de Inocência (MS).
Um deles é Rafael Jivago Dias de Brito. Ele se inscreveu no processo seletivo durante uma das edições da feira itinerante que a Arauco promoveu no primeiro semestre para divulgar as oportunidades. Rafael passou por todas as etapas da seleção, que incluiu testes online, entrevista e exames. “É uma oportunidade ímpar de mudança de vida. Eu quero fazer a minha carreira a partir de agora e continuar na empresa, crescer nela, porque a Arauco é uma empresa excelente. Eu estou muito feliz”, afirma.
Outro formado, Clóvis Feliciano Machado, também está entusiasmado com o futuro. “Minha cabeça deu uma mudada a partir dos conhecimentos que eu não tinha acerca da mecânica e da convivência com as pessoas”, conta. Foi a esposa dele quem soube da qualificação e sugeriu que ele se inscrevesse, e deu muito certo. “Agora, eu sou mecânico na Arauco, diplomado e certificado pelo Senai”, diz, orgulhoso da própria conquista e da dos colegas. “Temos uma boa experiência de vida e temos muito o que aprender um com o outro”, acrescenta.
A coordenadora de Gestão de Pessoas Florestal da Arauco, Julene Dal Libero Taniguchi, comemora a formatura da turma. “Essa é uma conquista dos moradores e também da Arauco, que acreditou no potencial das pessoas e agora vê os resultados desse investimento em qualificação. Ao mesmo tempo em que estamos preparando profissionais para nossas operações florestais, estamos começando a impulsionar a melhoria da qualidade de vida de dezenas de famílias”, celebra.
Segundo Julene, o Colheita de Talentos tem a meta de qualificar 700 profissionais da região até dezembro de 2027. O programa paga bolsa-auxílio mensal de R$ 1,5 mil durante o curso e prioriza a contratação de moradores locais. A iniciativa tem parceria com Senai/MS, Evoluir RH, John Deere e Komatsu. Os cursos duram dois meses e combinam aulas teóricas e práticas intensivas, que preparam os alunos para a rotina das operações no campo.



















