Ruas e avenidas do centro de Campo Grande estarão parcialmente interditadas neste domingo, dia 2 de julho, das 5h da manhã ao meio-dia, para a realização da segunda edição da Maratona de Campo Grande, importante evento esportivo que está colocando a cidade no roteiro de provas do gênero a nível nacional e movimentando o turismo da Capital e do Estado. A logística do evento envolve o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar.
“A Agetran, como o órgão responsável pelo trânsito de Campo Grande, coordenará esse trabalho, priorizando a segurança dos participantes da competição, assim como a de todos os moradores da nossa cidade. São várias instituições que estarão dando apoio, assim como a organização da corrida, com o percurso devidamente sinalizado e agentes posicionados em pontos estratégicos”, explica o gerente de fiscalização da Agetran, Carlos Guarini. Segundo a organização, o trânsito será totalmente liberado até o meio-dia, mas as vias serão imediatamente abertas após a passagem do último participante da corrida, o que pode ocorrer antes do horário previsto para o encerramento.
“A logística de interdição das vias da Maratona de Campo Grande começa às 4h do dia 2 de julho. Serão 42 km de fechamento pelas ruas da nossa capital. Para esse trabalho está sendo realizada uma megaoperação, coordenada pela Agetran juntamente com a Sesdes, a Guarda Municipal, a Sejusp, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Detran, mais equipe técnica da prova, que possui seis coordenadores e mais de 200 staffs de fechamento”, detalha Kassilene Cardadeiro, organizadora da prova.
Ao todo, serão 290 pessoas de todos os órgãos envolvidos e da organização da prova trabalhando nessa logística de interdições e garantindo a segurança de todos os envolvidos. “O Detran ficará responsável por coordenar o trânsito e o fluxo de veículos na região do Parque dos Poderes, durante o evento estarão dispostas no parque cinco viaturas e 10 agentes, de forma a garantir a segurança dos participantes do evento e daqueles que utilizam o parque para lazer. As interdições para a maratona ocorrerão das 5h até 13h, após a finalização do evento o parque manterá seu fechamento normal do projeto Amigos do Parque até as 19h”, afirma Otílio Ruben Ajala Júnior, chefe da Fiscalização de Trânsito do Detran-MS.
“A Polícia Militar vai realizar o policiamento ostensivo e preventivo, com a finalidade de coibir ações de vandalismo e delitos que atentem contra a integridade das pessoas presentes e, dessa forma, garantir a ordem pública, e vai coordenar o trânsito nos pontos predefinidos. Teremos 30 policiais militares envolvidos, de diversas unidades da Capital bem como da Academia de Polícia Militar”, explica o tenente-coronel Wellington Klimpel, sobre o trabalho da PM na ocasião.
Segundo Guarini, a interdição gera alguns desvios de rota, mas toda a cidade ganha com a realização de um evento como esse. “Quem ganha com a competição são as pessoas, são os moradores, é a cidade, o Estado, porque traz recursos, movimenta a economia, por isso é importante que a população apoie, para que essa corrida cresça cada vez mais”, frisa. “Por ser um evento que reúne muitos competidores, inclusive de outros estados e países, a maratona traz muitos benefícios para o turismo do Estado, assim como incentiva a prática esportiva para os nossos moradores”, completa Ajala.
Maratona de Campo Grande: A Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo, dia 2 de julho, e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km e 21 km. Ela contemplará corredores de rua da Capital e de outras regiões do Brasil, com 2 mil participantes inscritos. Todas as informações sobre vias interditadas estão disponíveis no site: https://maratonadecampogrande.com.br/vias-interditadas/
Confira as rotas alternativas sugeridas pela Agetran durante o período de interdições.
ROTAS ALTERNATIVAS
– Av. Afonso Pena (entre Av. do Poeta e Rua Paraíba)
Alternativa: Av. Ceará
– Rua Paraíba (entre Av. Afonso Pena e Rua da Paz)
Alternativa: Rua Espírito Santo
– Rua da Paz (entre Rua Paraíba e Rua Sergipe)
Alternativa: Rua Antônio Maria Coelho
– Rua Sergipe (entre Rua da Paz e Rua Euclides da Cunha)
Alternativa: Av. Ceará
– Rua Euclides da Cunha (entre Rua Sergipe e Rua 25 de Dezembro)
Alternativas: Av. Ceará e Rua 15 de Novembro
– Rua 25 de Dezembro (entre Rua Euclides da Cunha e Rua Barão do Rio Branco)
Alternativa: Rua Maracaju
– Rua Barão do Rio Branco (entre Rua 25 de Dezembro e Rua 14 de Julho)
Alternativa: Av. Afonso Pena
– Rua 14 de Julho (entre Rua Barão do Rio Branco e Rua Eça de Queiroz)
Alternativa: Rua Rui Barbosa
– Rua Eça de Queiroz (entre Rua 14 de Julho e Av. Ernesto Geisel)
Alternativa: Av. Euler de Azevedo
– Av. Ernesto Geisel (entre Av. Fernando Correa da Costa e Rua Eça de Queiroz)
Alternativas: Rua Rui Barbosa ou Orla Morena
– Av. Fernando Correa da Costa (entre Rua Joaquim Murtinho e Av. Ernesto Geisel)
Alternativa: Rua Joaquim Murtinho
– Av. Ricardo Brandão (entre Av. Arquiteto Rubens Gil de Camillo e Rua Joaquim Murtinho)
Alternativas: Av. Ceará e Av. Afonso Pena
– Av. Arquiteto Rubens Gil de Camillo (entre Av. Ricardo Brandão e Av. Afonso Pena)
Alternativa: Av. Ceará
– Av. Professor Luiz Alexandre (entre Av. Afonso Pena e Rua Antônio Maria Coelho)
Alternativa: Av. Ceará
– Av. Afonso Pena (entre Av. do Poeta e Av. Professor Luiz Alexandre)
Alternativas: Av. Mato Grosso ou Rua Joaquim Murtinho
– Av. Hiroshima (entre Rua Jamil Naglis e Rua Olivia Enciso)
Alternativa: Rua Vitório Zeola
– Av. Alberto de Araújo Arruda (entre Rua Olivia Enciso e Rua João Jorge Chacha)
Alternativa: Rua Vitório Zeola
– Sobre as vias interditadas do Parque dos Poderes, o Detran informa:
A Av. Pres. Manoel Ferraz de Campos Sales e a Av. Desembargador Leão Neto do Carmo operarão em contrafluxo. A Av. Desembargador José Nunes da Cunha estará totalmente interditada entre a rotatória da Seinfra e a Av. Mato Grosso. As vias de acesso ao parque serão Av. do Poeta, Av. Jornalista Marcos Fernando Rodrigues e Av. Desembargador Leão Neto do Carmo.