Todos os anos o Poder Executivo, por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, encaminha ao Poder Legislativo, ou seja, à Câmara Municipal, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano seguinte para avaliação e sugestão de alteração pelos vereadores da cidade.
Em 2023, o texto foi entregue no dia 17 de maio pela secretária Municipal de Planejamento e Finanças, Márcia Hokama, e pelo adjunto da pasta, Josimário Derbli, e prevê R$ 6,526 bilhões para o próximo ano. Esse é o instrumento mais importante que a Câmara vota todos os anos. A peça orçamentária é o que define os investimentos do município para o próximo ano. É o passo inicial para a construção do orçamento.
A LDO é usada para estabelecer metas da administração pública e como base para elaborar o orçamento, que é definido por meio da LOA (Lei Orçamentária Anual)
O vereador Clodoilson Pires (PODEMOS), pensando no melhor para a população campo-grandense, em suas necessidades, apresentou 20 emendas ao projeto da Lei de Diretrizes, abordando diversos assuntos importantes como saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança, educação, lazer, assistência social e gestão e transparência na administração pública.
O parlamentar e sua equipe se dedicaram para, juntos, identificarem os principais pontos em que o poder público poderia dispor de seus recursos para o desenvolvimento da capital.
Ressalta-se que as sugestões precisam estar em consonância com o PPA (Plano Plurianual). Depois da aprovação, a proposta, com as emendas, segue para sanção ou veto da prefeita.
“O vereador Clodoilson é um dos vereadores mais atuantes em Campo Grande, sempre o vejo, com o projeto Gabinete no bairro, preocupado com as nossas demandas. Acredito que com essas emendas dele no orçamento da cidade, teremos um grande avanço, seremos ainda mais beneficiados” afirmou Valeska Garcia, advogada que está sempre atenta às questões políticas do Município.
Na expectativa para que todas as emendas sejam aceitas, crendo que as suas sugestões serão de grande valia para a capital, o Parlamentar reforça como é importante o contato dos cidadãos com os vereadores, justamente para que estes saibam auxiliar o Poder Executivo no que a cidade mais precisa de ajustes e o que é necessário implementar.
Gabinete aberto – O gabinete do vereador Clodoilson Pires quer receber suas solicitações e está disponível pelos meios a seguir:
• WhatsApp: 67 97400-2762;
• E-mail: vereadorclodoilson@camara.ms.gov.br;
• Telefones Gabinete: 67 3316-1522 / 67 3316-1523.