O Trio OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) participou, nos dias 12 e 13 de abril, do projeto Sesc Partituras – Concertos Locais, no Sesc Lageado, em Campo Grande. Além de ministrar oficinas para os alunos da unidade, o Trio OCAMP, do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, fez um concerto aberto ao público.
Para o coordenador do núcleo de música do Moinho Cultural e pianista da OCAMP, Vinicius Klaus, a dedicação dos alunos chamou a atenção. “O workshop foi incrível, os alunos muito dedicados, muito instruídos. Como é um projeto social que atende as pessoas da comunidade, a gente tem esse olhar humanizado. Então, assim, eu aprendi muito estando aqui também, tenho certeza, e não vejo a hora dos próximos acontecerem também”, afirma.
Klaus destaca também o fato de que a arte é um caminho para a profissionalização dos alunos atendidos pelo Sesc Lageado. “É tudo muito pensado para que a criança, o adolescente, o jovem que vem aqui enxergue a arte não apenas como um refúgio, mas também como uma oportunidade de mercado. Isso me chamou muita atenção, a forma como isso é estruturado desde a base. Eles têm cursos de criação de vídeo, cursos de edição de imagem também, e tudo está interligado com a música, sonorização”, conta o pianista.
Além de Vinicius Klaus, compõem o trio: Melissa Lazo, no violino, e José Maikson, no violoncelo. Todos são músicos da OCAMP, que é ligada ao Moinho Cultural.
Cirlene Cruz , gerente do Sesc Lageado, afirma que receber músicos de fora foi motivo de felicidade. “Receber o Sesc Partituras, que é um projeto nacional do Sesc, nos deixa muito felizes, porque é uma forma de a gente incentivar essa garotada a estudar, de mostrar a eles que tem um mercado de trabalho, que tem opções de crescimento dentro da música. O masterclass foi incrível, arrancou choros de felicidade. Eles estão muito empolgados e tenho certeza que o Trio OCAMP deixou um legado aqui”.
A série de Concertos Sesc Partituras está completando 12 anos em 2024 e promove o acesso do público às obras do site Sesc Partituras através de apresentações ao vivo. São 60 concertos anuais em unidades de todo o país, estimulando a produção cultural e acesso à música brasileira.
O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. O acervo do projeto contempla músicas de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje com obras originais de interesse histórico. O site disponibiliza o acesso gratuito às partituras.
Escolas de cinco cidades de MS recebem música e diálogo voltado à luta antirracista
Desde o dia 13 de novembro, o projeto “Além da...
Ler mais...