Uma tecnologia 100% desenvolvida em Mato Grosso do Sul foi apresentada na Expoacre 2023, uma das principais feiras do agronegócio da região norte do país. É o sistema GAC (Gestão de Ambientes Críticos), desenvolvido pelo Centro de Inovação Sesi. Por meio da inteligência artificial, câmeras de segurança fazem o reconhecimento facial e a gestão de acesso em ambientes específicos nas empresas.
O gerente do Centro de Inovação Sesi, Ricardo Egídio dos Santos Júnior, esteve em Rio Branco (AC) no último fim de semana para apresentar a tecnologia no Espaço Indústria, que reúne estandes de empresas do setor industrial e também as inovações, soluções e serviços apresentados pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Sesi, Senai e IEL.
O sistema GAC é capaz de identificar pessoas a partir de uma base de dados previamente cadastrada e pode classificar o acesso entre “permitido”, “irregular” e “proibido”. Nos casos de acesso indevido, o sistema notifica em tempo real os gestores da empresa e produz registros fotográficos da movimentação no ambiente. Além disso, é possível extrair relatórios de controle e gerar alertas de vencimento de treinamentos, capacitações, exames, entre outros.
Na avaliação de Ricardo Egídio, a participação na Expoacre 2023 foi positiva e alcançou o objetivo de expor as funcionalidades do GAC para indústrias, empresas e potenciais clientes da região norte. A apresentação foi possível graças à parceria entre o Centro de Inovação Sesi e o departamento regional do Sesi no Acre.