O Programa Todos em Ação entra na segunda semana de atividades e serviços, acontecendo de forma simultânea, na Região Urbana do Lagoa. De segunda (20) a sábado (25), a Prefeitura de Campo Grande oferece cerca de 70 serviços gratuitos na Escola Municipal Antonio Lopes Lins, no Portal Caiobá e entorno.
A ação já percorreu as regiões do Bandeira e do Imbirussu, e agora se estende por 15 dias no Lagoa. A segunda (20) iniciou com cursos, das 18h às 20h, de Higiene e Manipulação de Alimentos, com duração de três dias. No mesmo dia, a partir das 18h, a população também pode aprender mais sobre empreendedorismo. Cada turma tem vaga para 20 participantes e as inscrições podem ser feitas na hora, na entrada da escola.
Na terça-feira (21), a Planurb realizou ação porta a porta sobre conscientização ambiental das 8h às 12h. As equipes da Prefeitura também vão percorrer os bairros fazendo vacinação antirrábica, atendimento médico veterinário e vermifugação, além da entrega de material de educação sobre bem-estar animal. A ação acontecerá na terça, das 8h às 11h e na quinta, das 14h às 17h.
Ainda no dia 21, a SDHU fez atendimento presencial para orientações sobre Direitos da Pessoa Idosa, com distribuição de informativos e Estatuto do Idoso, das 18h às 20h30, na Escola Municipal Antonio Lopes Lins. A ação vai se repetir na quinta-feira, das 8h às 12h.
Novos cursos
Nesta quarta-feira, os cursos iniciam às 18h com a oficina de esfirras até às 20h30. Serão ofertadas 50 vagas. Já às 19h haverá palestra sobre atendimento ao cliente com equipe da Sidagro.
O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) vai realizar na quinta-feira oficina de brownie. O curso vai das 18h30 às 20h30. Já na sexta-feira terá oficina de artesanato sustentável em jeans a partir das 18h. A participação é gratuita em todas as capacitações.
Serviços e brincadeiras
No sábado, das 8h ao 12h, a equipe da ecretaria Municipal de assistência Social (SAS) fará orientação técnica com a equipe do Cras Vila Gaúcha para a população tirar dúvidas do Cadastro Único. A partir das 8h, a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) também vai realizar o cadastro e atualização de dados habitacionais.
Ainda no sábado serão expostos cerâmicas de etnia terena, além de ter um balcão de informação sobre os direitos dos povos indígenas. A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) também oferecerá design de sobrancelha para a comunidade em geral. A diversão está garantida com Projeto Brincalhão que terá atrações lúdicas e esportivas das 8h.
Desde o início do Todos em Ação no Lagoa, dia 11, foram feitos 265 atendimentos entre consultas com clínico geral, ultrassom vaginal, exames de glicemia, aferição de temperatura, teste de Covid-19 e vacinação contra Covid-19, Influenza e outros. Além disso, estão sendo executados serviços de patrolamento, limpeza, tapa-buraco, troca de lâmpadas, entre outras ações de manutenção realizadas pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
Quem já participou da ação aprovou a iniciativa como Matheus Borges, de 21 anos. Um dos serviços que chamou a atenção dele foi o encaminhamento para o mercado de trabalho. “Na minha casa a situação está bem difícil. Estamos nos ajudando. Vi que [no Todos em Ação] seria uma oportunidade de sair com um encaminhamento para uma vaga de emprego. Estou muito feliz”, disse o morador do Jardim Tijuca.