O governo estadual e a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) autorizaram, nesta quinta-feira (18), abertura de licitação pública para obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade de Nova Andradina.
O documento foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pela diretora-presidente da companhia de saneamento, Marta Ferreira Rocha, no Centro de Convenções Silvio de Souza, na presença do prefeito Gilberto Garcia dos diretores da Sanesul, Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente), Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações) e André Luis Soukef Oliveira (Administração e Finanças) e de várias autoridades estaduais e municipais.
A licitação prevê a construção de estações elevatórias de esgoto bruto, além de obras complementares.
Com recursos próprios da Sanesul como parte do programa Avançar Cidades, serão investidos R$ 10 milhões nas obras que visam melhorar a qualidade de vida das famílias do município.
Os bairros contemplados com os investimentos são parte do Centro, parte do Centro Educacional, Horto-Florestal, Vila Beatriz e Omar Soares de Andrade.
De acordo com Marta Rocha, Nova Andradina possui atualmente 48% da área de cobertura do esgoto, mas a Sanesul e o governo do Estado planejam chegar aos 85% em 2023 e 98% em 2026, atingindo assim a meta da universalização do setor.
O governador Reinaldo Azambuja reafirmou o seu compromisso em levar obras de infraestrutura e outros investimentos para todos os municípios do Estado, inclusive Nova Andradina que é um dos mais importantes polos regionais econômicos do Estado e responsável pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
O prefeito Gilberto Garcia agradeceu a parceria com o governo e com a Sanesul em torno de importantes projetos para região.
INVESTIMENTOS EM ÁGUA E ESGOTO
Até agora, governo e Sanesul já investiram mais de R$ 52,3 milhões em obras de saneamento em Nova Andradina, incluindo obras de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, incluído recursos próprios e por meio de parcerias institucionais com os órgãos do governo federal.
Além de Nova Andradina, a Sanesul tem atuado para universalizar o esgotamento sanitário nos demais 67 municípios onde a companhia mantém a concessão dos serviços públicos de água e esgoto, obedecendo à determinação do governador.
A ideia é que Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado da federação a atingir esta meta, se antecipando ao novo Marco Legal do Saneamento.