Nos últimos anos, a corrida de rua tem se consolidado como uma prática crescente entre os brasileiros. Com treinos diários cada vez mais populares, fundação de consolidação de grupos de corrida, o esporte tem atraído adeptos em busca de uma vida mais saudável e ativa.
Segundo Rodrigo Danin, professor do curso de Enfermagem da Estácio, a corrida oferece inúmeros benefícios à saúde. “O controle da obesidade é um dos principais ganhos. A corrida é uma atividade física de alto gasto calórico que, quando praticada regularmente, ajuda a manter o peso em níveis adequados”, explica.
Além disso, o especialista destaca a importância da corrida para o sistema imunológico. “Praticada de forma orientada, a corrida fortalece o sistema imunológico, ao contrário de práticas desordenadas que podem causar déficits. É um exercício que, se feito corretamente, contribui para uma melhora significativa na saúde geral”, observa.
Outro benefício apontado pelo docente é o controle da pressão arterial, um problema que afeta 30% da população brasileira. “A prática regular da corrida pode melhorar os índices de pressão arterial, reduzindo e até dispensando a necessidade de medicamentos para o seu controle”, afirma Danin.
Por fim, a corrida também ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenindo doenças cardiovasculares. “Com a atividade, esses índices podem ser regulados, promovendo uma melhor qualidade de vida”, conclui o professor.