Depois de emocionar e impactar o público com “Silêncio Branco”, no último dia 5, o projeto Os Afetos dos Silêncios segue sua programação no Sesc Teatro Prosa. No dia 12 de agosto, às 19h, será a vez da apresentação de “Rompendo o Silêncio”, com recriação dramatúrgica e coreográfica de Vanessa Macedo. A entrada é gratuita, reserva de ingresso no SYMPLA (https://www.sympla.com.br/evento/os-afetos-dos-silencios-05-08-e-12-08/3055818?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAadTaK9gFGpzFALe2AInyAP7_rrSUlIoOUT1yWRlDM6Lcjz6vXd5RhVm2kjKIg_aem_KrZItE9thKdbrG3fJdmanQ&referrer=l.instagram.com) e o público é convidado a doar alimentos não perecíveis para a iniciativa Mães da Favela, da CUFA Campo Grande.
A estreia do projeto foi marcada por forte comoção do público. Para a estudante Jady Motta, a experiência foi intensa. “A apresentação me surpreendeu muito, no melhor sentido possível. Eu fui praticamente sem saber do que se tratava, mas saí de lá completamente impactada. A performance foi impecável. Foi impossível não se emocionar, não se sentir tocada pela mensagem. Foi uma experiência forte, linda e necessária. Realmente, uma apresentação incrível”, afirmou, após a apresentação.
O publicitário Henrique Lucas também destacou a força do espetáculo. “Foi uma apresentação muito forte. Fiquei impressionado com a maneira como conseguiram abordar um tema tão forte por meio de movimentos corporais do balé contemporâneo. Com certeza vou estar na próxima apresentação”, disse.
Assim como “Silêncio Branco”, o espetáculo “Rompendo o Silêncio” trata da violência de gênero, mas sob um novo prisma. É uma releitura da primeira obra, na qual a Ginga Cia. de Dança propõe novas reflexões sobre relações de poder e construção de imaginários, unindo arte e ativismo.
Além das apresentações, o projeto promove no dia 15 de agosto uma mesa-redonda com pesquisadoras da área de gênero e profissionais das políticas públicas voltadas às mulheres. O encontro pretende ampliar o diálogo iniciado nos palcos, fortalecendo o papel da arte como instrumento de conscientização e transformação social. O encontro acontece na sede da Ginga Cia. de Dança, que fica na Rua brigadeiro Tobias, nº 956, no bairro Taquarussu, em Campo Grande, e é aberto ao público. A mesa-redonda começa às 19h.
O projeto Os Afetos dos Silêncios é idealizado por Ana Carolina Brindarolli e Maria Fernanda Figueiró, com recursos do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) da Secult (Secretaria Executiva de Cultura) da Prefeitura de Campo Grande. Também contempla digitalização de acervo, preservação da memória cultural e celebra os 39 anos da Ginga Cia. de Dança.
SERVIÇO
12/08, às 19h – ‘Rompendo o Silêncio’
Local: Sesc Prosa – R. Anhanduí, 200, Centro – Campo Grande/MS
Classificação: 14 anos
Gratuito – Doação de alimentos não perecíveis à CUFA
15/08, às 19h – Mesa-redonda
Local: Ginga Espaço de Dança (Rua Brigadeiro Tobias, n.956, bairro Taquarussu)
Aberto ao público