O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, que também preside a Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), participou, nesta quarta-feira (17), em Guaíra (PR), de audiência pública sobre os recentes casos de invasões de propriedades rurais por povos indígenas na região.
O conflito mais recente foi em 10 de janeiro quando uma propriedade rural do município foi invadida e o produtor agredido e feito refém. Em seguida da invasão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional para a cidade.
O diretor-executivo da Famasul, Lucas Galvan, acompanhou Bertoni na agenda realizada no estado vizinho.
Em dezembro de 2023, o Congresso Nacional sancionou a lei do Marco Temporal que só permite demarcar novos territórios indígenas em espaços que estavam ocupados até 05 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.
O presidente Marcelo Bertoni foi peça importante no debate do Marco Temporal e na articulação dos parlamentares para a votação que derrubou os vetos do Presidente da República. “A decisão traz segurança jurídica ao produtor rural a partir de agora. Não podemos resolver uma injustiça criando outra injustiça aos produtores rurais que possuem suas propriedades há mais de 100 anos”, disse Bertoni.
Realizada pela prefeitura de Guaíra, a audiência pública teve a participação do deputado federal Pedro Lupion, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); do deputado estadual Hussein Bakri; do secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva; do prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; do prefeito de Terra Roxa (PR), Ivan Reis da Silva, que também tem o município com questões fundiárias; e o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset.