O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, participou da inauguração da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Casa da Mulher Brasileira, nesta sexta-feira (7). Apesar do avanço para melhorar a segurança das vítimas de violência, o parlamentar fez uma reflexão sobre as ações para reduzir os casos de violência domésticca e feminicídios na Capital e em Mato Grosso do Sul.
“A gente precisa ter diminuições de casos e não mais varas para julgar os delitos. Mas enquanto vivemos essa triste realidade, a ação do Tribunal de Justiça em inaugurar a 4ª Vara de Violência Doméstica é importante para ajudar a combater os feminicídios em Campo Grande. Vivemos essa triste realidade de violência contra a mulher, parando na Justiça todas as vezes, enquanto que a gente precisaria investir mais na segurança das mulheres”, afirmou o presidente.
No discurso, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan, refletiu sobre o aumento do número de crimes contra a mulher, que são influenciados por fatores como a cultura machista. Também enfatizou a necessidade de campanhas para conscientizar sobre a violência doméstica, bem como de ações para garantir que as mulheres sejam tratadas com respeito e dignidade. “Infelizmente, não é só no Brasil ou só no Mato Grosso do Sul, mas é uma tendência mundial o aumento do crime de feminicídio”, disse Pavan.
Para o vereador Papy, a base na educação das crianças – que serão os homens e mulheres adultos no futuro – e investimentos nas políticas públicas contribuem no combate à violência contra mulher. “Querendo ou não é um avanço e a gente precisa celebrar junto com o TJ que inaugura a 4ª Vara. Nesse mês, a gente tem refletido e a Câmara de Vereadores vai celebrar, porém, provocando uma reflexão em todos de que nós precisamos avançar nas políticas públicas de combate à violência contra a mulher. E reforçar a necessidade do avanço dos mecanismos que contribuem para essa defesa”, completou.
A juíza Tatiana Dias de Oliveira Said será a responsável pela nova vara, que se soma à 3ª Vara de Violência Doméstica – que já funciona na Casa da Mulher Brasileira – no atendimento de demandas que envolvem medidas protetivas. Agora, o Poder Judiciário Estadual dobra sua capacidade de atendimento a casos de violência doméstica e reforça a rede de proteção às mulheres no combate à violência de gênero, oferecendo um ambiente especializado e com profissionais capacitados para fornecer suporte psicológico e jurídico às vítimas.
“Fomos felicitar a nova juíza que assume esse posto, uma juíza extremamente competente que tem uma carreira extremamente focada, dedicada na defesa feminina e a gente esteve lá como Poder Legislativo para celebrar junto com o Judiciário essa nova iniciativa”, disse Papy.