A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), em parceria com a Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), irá iniciar neste próximo sábado (04), a partir das 14h15, o 1º Meeting Nacional Sub 18 e Sub 21, no Ginásio poliesportivo Avelino do Reis (Guanandizão). A competição trará grandes nomes da modalidade atualmente.
No Mato Grosso do Sul, aproximadamente 30 atletas representam o estado. Serão em torno de sete academias do Estado. A capital terá três academias inscritas. No sábado será a disputa da categoria sub-18 e no domingo a Sub-21.
No sábado, haverá uma clínica de arbitragem com a participação dos árbitros que atuaram no evento. Estarão presentes os árbitros da região e de vários estados do país. O estado será representado por cinco árbitros. Os árbitros Sul-mato-grossenses serão: Marcos Shimabukuro (árbitro FIJB), Antônio Carlos Esmi (Arbitro FIJB), Gustavo Tolentino (FIJB) e Daniela Rodrigues (arbitra aspirante AFIJ).
O evento de caráter de nível brasileiro, tem o objetivo de qualificar a pontuação dos atletas judocas para ranking nacional das suas respectivas categorias. Ao todo, quase 400 atletas irão disputar, de 94 clubes brasileiros.
Entre os principais nomes da competição estão os medalhistas de 2022 em mundiais da base, Kaillany Cardoso (63kg/Sub-21), Bianca Reis (57kg/Sub-21) e Gabriel Pereira (+90kg/Sub-21). A lista de inscritos por categoria pode ser acompanhado pelo acesso no site da CBJ: Campo Grande (MS) recebe Meeting Nacional de Judô Sub-18 e Sub-21, neste final de semana | CBJ.
Atletas representantes do estado, estão, Elias Rodrigues (sub18- categoria leve –66kg), Henrique Biscaro (Sub18 – categoria meio médio -73kg), Nathalia Camily Gomes (sub21 – categoria médio -70kg), Ana Clara Demarco (Sub18 médio categoria -63kg). Milena Demarco (Sub21 categoria leve -57kg) e Maria Julia Siqueira (Sub21 categoria meio médio -63kg),
Na equipe do Estado, ainda estão: Marcos Correa (Sub18 categoria ligeiro -55kg), Thiago Soares (Sub18 categoria leve -66kg), Nalbert dos Santos (Sub18 categoria meio médio -73kg, João Pedro dos Santos (Sub18 categoria meio pesado -90kg, Rafaela da Silva (Sub18 categoria leve -52kg), Giovane Vascão (Sub21 categoria ligeiro -60kg) e Leticia Vieira (Sub21 categoria leve -57kg), Julianna da Silveira (Sub21) categoria médio -70kg).
Na lista de técnicos do Estado estão: Alessandro Nascimento (Associação Atlética Judô Futuro); Alexandre Cano (Associação Cano de Judô de Dourados); Camila Gebara (Clube Sakura de Judô de Dourados); Diogo Rocha (Judô Clube Rocha\ Rádio Clube); Emory Spontoni (SESI\CG); Johnny Bernardo (Associação Desportiva Moura); Kaique Figueiredo (Associação desportiva Moura); Kely Yada (Associação Yada de Judo\Itaporã) e Marcos Moura (Associação Desportiva Moura).
“É um grande evento nacional em que a Fundação faz parte, oferecendo todo o apoio financeiro e físico para realizar este campeonato. A população vai poder assistir de perto os atletas que farão nome em grandes competições. Estamos fomentando o esporte local e nacional com a participação de nossos atletas”, pontuou Odair Serrano, diretor presidente da Fundação.
Luciano Rondon, coordenador de eventos esportivos da Funesp, fala da expectativa do evento.
“É a melhor possível, porque é um evento de grande magnitude. É importante para o Estado ter um evento de grande nome nacional. O judô do MS tem colocado vários atletas nas seleções de base e participando de vários eventos nacionais e internacionais. O Estado foi o terceiro no ranking nacional que mais classificou atletas nas competições nacionais e internacionais”.
A ação está sendo promovida pela Funesp, em parceria com a Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), por meio do Fundo de Apoio ao Esporte – FAE, desenvolvido para dar apoio financeiro para atletas e equipes, visando proporcionar melhores condições aos atletas e entidades esportivas.
A Funesp por meio do FAE, investiu diretamente na organização do evento, através da FJMS, aproximadamente 80 mil reais, além de infraestrutura física local, como o Ginásio Guanandizão que comporta grandes eventos.
Toda a estrutura para a realização do evento está pronta para receber os atletas do país. O Ginásio passou por manutenções, na rede elétrica, hidráulica, entre outros reparos. O local foi reparado em tempo hábil para a realização do evento, com a parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social – SESDES, a Fundação de Esportes, solicitou ainda para melhor atender as equipes, rondas na região onde terá grande fluxo de pessoas. Dentro do espaço, a Guarda Civil Metropolitana fará também o monitoramento.
O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil Judô, por meio do endereço eletrônico: youtube.com/brasiljudo. Os interessados também poderão acompanhar pelas redes sociais da CBJ (@JudoCBJ).
Serviço
O Guanandizão fica localizado sito a Av. Pres. Ernesto Geisel, esquina com Rua do Touro, entre os números 6859-7341 – Amambai. Telefone para contato (67) 3341-3971.