A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Sistema Municipal de Planejamento (SMP), coordenado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) promoveu a eleição das entidades que irão compor o Conselho Regional da Região Urbana do Lagoa – Biênio 2023-2025, na noite desta segunda-feira (21), na Escola Municipal Nagen Jorge Saad, no Bairro Tijuca I.
Foram eleitas 45 entidades, entre Entidades Locais: composta por entidades comunitárias, de educação e da saúde, em atividade no bairro; Entidades Regionais e Entidades comunitárias de segurança.
“Enquanto atuante comunitária, eu vi a possibilidade de ter um contato direto com as Secretarias da Prefeitura de Campo Grande, além do contato com os outros presidentes de bairro. Me sinto feliz e acredito na força comunitária, acredito no coletivo”, pontua a representante da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Nagen Jorge Saad, Renata Soares de Oliveira Angelozi.
Segundo Renata, as expectativas para o próximo biênio são as melhores, porque a gestão municipal tem propiciado uma aproximação maior entre a comunidade e as secretarias municipais.
Já o representante do Conselho de Segurança Lagoa Sul, Fagner Lira, conta que por meio da atuação do Conselho Regional do Lagoa, a região conseguiu a construção de quadras de esportes, a implantação da Unidade de Saúde Básica da Família (UBSF), asfalto, entre outros. “Fomos conseguindo e conquistando ao longo do tempo, por meio do diálogo com a Prefeitura da Capital e também por conta da participação democrática que otimiza a participação popular. O Plano Diretor deu essa abertura para a gestão democrática e nós estamos lutando cada vez mais para ampliar essa participação, para que mais pessoas possam participar tanto do orçamento participativo, quanto do planejamento urbano, e assim possamos melhorar ainda mais a nossa cidade de Campo Grande”, conclui.
A representante Associação de Moradores do Bairro Taveirópolis, Giovana Luz lembra que a região já teve diversos ganhos devido a atuação do Conselho Regional do Lagoa, como pavimentação de vias, e acredita que nos próximos 2 anos, conseguirão ainda mais melhorias para o local.
O Coordenador da Coordenadoria de Gestão Democrática e Governança Local da Planurb, João Tomas Neto, aponta que é importante lembrar que as entidades eleitas terão até cinco dias contados da data da eleição de seu respectivo Conselho Regional para formalizar junto à Coordenação Geral do SMP a indicação de um conselheiro titular e um suplente, e preenchimento de ficha cadastral, sendo vetada a indicação de um mesmo conselheiro para entidades diferentes no mesmo conselho.
Tomas destaca ainda que as entidades eleitas terão até o dia 29 de dezembro de 2023, para realizem a atualização cadastral junto ao SMP, na Coordenadoria de Gestão Democrática e Governança Local da Planurb, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e 13h às 17h, na Rua Hélio de Castro Maia, 279 – Jardim Paulista.
Nesta terça-feira (22), o pleito eleitoral acontecerá na Região Urbana do Bandeira, às 19h, na Escola Municipal Professor Mucio Teixeira Junior, localizada à R. do Cruzeiro, 479 – Vila Carlota.