O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad tomou uma decisão nesta segunda-feira (14) e não irá seguir o decreto do Governo do Estado para decretar o lockdown durante 15 dias que fecharia todas as atividades não essenciais nos 43 municípios que segundo a Saúde do Estado estão na bandeira cinza, alto risco de contágio do Covid-19. Assim, a Capital segue as orientações da bandeira vermelha abrindo as atividades e não decretando a lei seca.
O decreto do município foi publicado nesta tarde em edição extra do Diário Oficial.Conforme o texto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) encaminhou justificativas técnicas ao Estado, informando as razões para o descumprimento do decreto estadual. Não foram informadas quais foram as justificativas.
De acordo com o Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir), na bandeira vermelha podem funcionar atividades essenciais e atividades não essenciais de baixo risco.
No decreto estadual, constam como não essenciais de baixo risco:
Restaurantes;
Comércio de bebidas alcoólicas;
Serviços da cadeia do turismo;
Visitação em atrações turísticas, culturais e esportivas.
Essa faixa de classificação não permite eventos, reuniões e festividades em clubes, salões, centros esportivos e afins.
Também não são recomendados eventos culturais e de lazer; teatros, cinemas, arenas e espaço de eventos fechados; feiras de negócios e exposições.
O toque de recolher para municípios da bandeira vermelha é das 21h às 5h.