João Pedro Souza Silva, paratleta de Campo Grande, está indo para o Rio de Janeiro para disputar o maior campeonato do mundo de ciclismo, que acontece na França, mas que abriu a etapa L’Étape Rio de Janeiro by Tour de France para o Brasil. O ciclista foi beneficiado pelo incentivo financeiro do Auxílio Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (Funesp).
João já se classificou nas disputas de estrada, escreve XIV e do XV GP MEGA 94 e campeão da Supercopa. Vice-campeão do ranking da Copa Centro.
Em 2023 foram nove provas disputadas: GP Mega, 2° GP Rio Brilhante, Estadual Meio Fundo, GP Dourados, GP Maracaju, Estadual de CRI, GF Bodoquena, Estadual de Resistência e Super Copa.
O campeonato no Brasil será realizado nas seguintes etapas: L’Étape Rio de Janeiro 4ª edição, de 28 a 30 de junho, L’Étape Campos do Jordão 7ª edição – de 27 a 29 de setembro e L’Étape Cunha 5ª edição, de 05 a 07 de abril de 2024.
O diretor presidente da Funesp ressalta o apoio financeiro como grande incentivo para que os atletas se destaquem nas competições. “É fundamental para todo o atleta que galga grandes pódios tenha auxílio financeiro para poder elevar o seu nível e trazer como resultado grandes títulos. Estamos conseguindo entregar valores que ajudam muito para que esses atletas consigam alcançar seus sonhos e até mesmo se profissionalizar”.
Para o ciclista, o apoio financeiro da Fundação está sendo primordial.
“O pessoal da Funesp está me dando toda atenção e me proporcionado toda essa experiência. Vai me ajudar com os custos e todas as despesas com a viagem. Vai ser uma oportunidade muito boa para representar nosso estado e o paratletismo no Rio de Janeiro.”
Cadastro
Para se habilitar ao recebimento do Auxílio Atleta, o interessado deverá protocolizar o Requerimento junto à Fundação Municipal de Esportes, acompanhado dos seguintes documentos: Requerimento do Auxílio Atleta; Documento oficial de identificação com foto, para os atletas e do responsável legal, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos, e cartão atualizado do CNPJ para equipes e Comprovante de credenciamento no Cadastro Municipal de Esporte e Lazer, realizado através do link https://forms.gle/ibrE2JcM1WyeeVUp8.
Outros documentos serão exigidos, como: comprovante de residência; declaração da entidade desportiva, atestando que o atleta (Anexo III): a) está vinculado à entidade; b) encontra-se em plena atividade esportiva e participa regularmente de treinamento para competições nacionais ou internacionais e Comprovação documental da filiação à entidade desportiva regulamentadora da modalidade em qualquer nível federativo.
Serão exigidos também: Calendário oficial da competição em que será representado o Município de Campo Grande, acompanhado da descrição da modalidade esportiva a ser disputada, ou documento equivalente que comprove a realização do evento e Relação dos gastos de forma discriminada e detalhada para cada uma das despesas previstas (para as despesas de hospedagem e transporte apresentar orçamento).
O atleta terá que fornecer dados de conta bancária para depósito do auxílio financeiro em nome do atleta; passaporte válido, com visto de entrada, quando se tratar de competição internacional fora do âmbito dos países integrantes do Mercosul; autorização, representação ou assistência dos pais, ou responsáveis, nos termos da lei civil, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos; (Anexo IV).
É importante também comprovar matrícula em instituição de ensino, pública ou privada, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos de idade e Declaração de responsabilidade pelas informações prestadas e autenticidade das cópias dos documentos entregues.
O valor máximo de custeio de despesa por atleta para o ano de 2024 será de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), conforme deliberação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer.
Serviço
Mais informações através do telefone 3314-3971, ramal 3229.