Quem gosta de pescar, quando olha para a foto certamente vê os “olhos brilharem” para a prática, mas a PMA (Polícia Militar Ambiental) continua alertando e divulgando em seus sites oficiais que é crime capturar estas espécies, principalmente agora em período de Piracema (reprodução dos peixes). Confira mais detalhes na reportagem, da apreensão destes pescados. As informações são da própria PMA:
Equipes de Bonito e Jardim, em ação conjunta, faziam patrulhamento no Rio Miranda, durante Operação Piracema, no trecho entre a ponte da MS-382, entre Guia Lopes da Laguna, ao Pesqueiro RB e, no local conhecido como “Poço da Sobradinho”, quando apreenderam quatro Pintados e Cacharas.
Os policiais perceberam à margem do rio duas linhadas de mão e, ao descer para ver, verificaram rastros de pessoas e os peixes capturados recém abandonados em meio à vegetação.
No local foram apreendidos então os dois pintados, um medindo 1,2 metro, pesando 14 kg e outro medindo 92 centímetros, pesando 7 kg, além de dois exemplares de cachara, um medindo 86 centímetros e pesando 5 kg e o outro medindo 78 centímetros, pesando 4 kg, estes últimos abaixo da medida permitida por lei. Os policiais fizeram diligências, porém, não encontraram os criminosos.
Os policiais acreditam que os criminosos foram avisados por celular da fiscalização e fugiram abandonado o produto de crime. O pescado apreendido será doado para instituições filantrópicas.
Durante a fiscalização preventiva, as equipes que ainda continuam no rio ainda retiraram e apreenderam 27 anzóis de galho, além de uma bobina de linha especial para uso neste tipo de petrecho proibido.