• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Segunda-feira, Outubro 27, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Cultura

Núcleo Fuga! chega às ruas do Centro de Campo Grande com Performance Duracional em Dança “SustentAção”

Dora de Andrade, Bruna Reis e Gabriela Giannetti concebem e dirigem este projeto do Núcleo Fuga!

Redação Capivara News by Redação Capivara News
28 de Março de 2025
in Cultura, Entretenimento, Últimas Notícias
0
Núcleo Fuga! chega às ruas do Centro de Campo Grande com Performance Duracional em Dança “SustentAção”

CREDITO_ Gabriela Zanardi (53)

Share on FacebookShare on Twitter

O Núcleo Fuga! chega ao Mato Grosso do Sul, por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, para a apresentação de “SustentAção”, obra que unirá as linguagens da dança e da performance, pelas ruas do centro de Campo Grande nos dias 31 de março e 02 de abril, a partir das 15h30.

“SustentAção” é uma resposta ao sistema misógino, violento e sexista, e escancara urgências de muitas mulheres e corpos subalternizados. Além da apresentação da performance pública pelas ruas da capital, mulheres e pessoas dissidentes de gênero (pessoas trans e não binárias), também podem participar de outra atividade artística do projeto, a “ConversAção”.

Post+

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

Serão no total quatro apresentações no Estado, sendo duas em Campo Grande e duas em Dourados. Em Campo Grande, as apresentações terão como ponto de partida a praça Ary Coelho, no centro, e percorrerão as ruas do entorno nos dias 31 de março e 02 de abril, a partir das 15h30. Todas as apresentações terão acessibilidade em libras e priorizarão trajetos acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

“SustentAção – performance duracional em dança” acontece no espaço público urbano, no qual um trajeto da cidade é escolhido para ser percorrido em três movimentos coreográficos – Amparar, Apoiar e Vingar. A performance é realizada por três mulheres em relação a outras mulheres e a cidade, uma obra que propõe deslocamentos, acolhimentos, compartilhamento de forças, e outras possibilidades de encontros e trocas, como estratégia de resistência e abertura de mundos.

O projeto também conta com a “ConversAção”, outra atividade gratuita que acontece também em duas sessões em cada cidade. Esta atividade tem como objetivo criar uma roda de conversa performativa que busca promover um espaço de escuta e de troca sobre experiências diversas de apoio e amparo entre mulheres e pessoas dissidentes de gênero.

A “ConversAção” está destinada especificamente às instituições e/ou agrupamentos e coletivos que desenvolvam trabalhos com temas e práticas direcionados às mulheres e/ou pessoas dissidentes de gênero (pessoas trans e não binárias). Na capital, as sessões acontecerão nos dias 29 de março e 01 de abril, sendo uma no período noturno e outra no período matutino. As instituições e/ou coletivos mapeados e escolhidos para essa atividade serão divulgados nas redes sociais do Núcleo Fuga! no mês de março de 2025. Todas as rodas de Conversação terão acessibilidade em libras e priorizarão espaços acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti, pesquisadoras do Núcleo Fuga!, assinam a concepção e a direção geral do projeto “SustentAção”. Dora de Andrade conta um pouco sobre os elementos que compõem o propósito do projeto: “Acredito que “SustentAção” surge pelo fato de que, há algum tempo, essa ação já estava presente em nós. Percebo que em nossos trabalhos, e mesmo em outras formas de construção, já agíamos nessa direção ao pensar formas de estarmos juntas em um movimento de acolhimento e encontro de forças, de vozes, de gritos e de sonhos a serem sustentados. Talvez não tivéssemos ainda a consciência, e já praticávamos essa ação de maneira mais sutil em nossa vida, mas não menos potente. Então esse projeto veio dando contorno a esses movimentos”.

A artista enfatizou que este trabalho é uma resposta à realidade brasileira que passa por dificuldades em diversos âmbitos sociais. “Esta ação vem também numa perspectiva de estarmos fazendo o inadiável dentro de um sistema extremamente violento, sexista e misógino, trazendo nossas urgências, e de muitas outras e outres, e também de estarmos com a escuta atenta para urgências que são muitas vezes silenciadas. Busca reivindicar a necessidade de outras configurações para nossas existências e criar um espaço de encontro e de estar lado a lado com outras mulheres”.

A performance vem tendo diversos retornos do público: “Cada território por onde passamos apresenta uma recepção e uma relação singular com o trabalho, mas de modo geral a ação performativa provoca alguns estranhamentos no espaço urbano, além de certos reconhecimentos, principalmente quando encontramos outras mulheres durante o percurso. Elas se veem ali, se colocam em nosso lugar, oferecem ajuda, se sentem tocadas e muitas vezes, e nos movem com seus olhares, de modo que uma cumplicidade se estabelece mesmo que em silêncio, ou a alguma distância. No último movimento da ação, mulheres e pessoas dissidentes de gênero são convidadas a seguirem conosco, assim, ouvimos o que elas querem vingar, falamos sobre apoios e amparos, e em todas as cidades por onde circulamos esse é um momento de encontros delicados e de muita força, no qual as pessoas presentes reconhecem a importância de estarmos juntas/es e as tantas sustentações que isso aciona. Assim, a performance também tem entrado em contato, mesmo que de modo breve, com histórias de vida e resistência, acessando mulheres que estão conosco, nossas antepassadas, as mulheres que precisam ser lembradas. Aquelas que queremos vingar e aquelas que nos fazem vingar”, finaliza Bruna Reis.

O Núcleo Fuga! é uma linha de pesquisa composta por artistas-docentes-pesquisadoras/es que vêm investigando, de forma transdisciplinar, as contaminações poéticas entre as linguagens do teatro, da dança e da performance, e que se encontra ligada ao grupo de pesquisa ´Corpo Sendo´, coordenado pela Professora Dra. Dora de Andrade, dos cursos de Dança e de Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A pesquisa prática do grupo busca criar encontros entre diversos artistas e pesquisadores unindo a prática e a pesquisa acadêmica, guiado por uma noção de coletividade. Para saber mais, acesse no instagram: @nucleofuga.

> CAMPO GRANDE – MS 

Apresentação 1 – SustentAção – Performance Duracional em Dança

Vídeo Teaser: https://youtu.be/1wvK6XtSoKw 

Data: 31 de março de 2025.

Horário: das 15h30 às 16h30.

Ponto de partida: Praça Ary Coelho – Centro, Campo Grande – MS.

Público alvo: Mulheres, homens, transeuntes e/ou qualquer pessoa interessada.

* A obra artística é uma intervenção que acontece em deslocamento pelas ruas da cidade.

Classificação etária: Livre.

Acessibilidade: tradução em LIBRAS

Gratuito

 

Apresentação 2 – SustentAção – Performance Duracional em Dança*

Vídeo Teaser: https://youtu.be/1wvK6XtSoKw

Data: 02 de abril de 2025.

Horário: das 15h30 às 16h30.

Ponto de partida:  Centro, Campo Grande – MS.

Público alvo: Mulheres, homens, transeuntes e/ou qualquer pessoa interessada.

*A obra artística é uma intervenção que acontece em deslocamento pelas ruas da cidade.

Classificação etária: Livre.

Acessibilidade: tradução em LIBRAS.

Gratuito

 

ConversAção – sessão 01

Vídeo Teaser: https://youtu.be/G8rHejb5xpI

Data: 29 de março de 2025.

Horário: 18h – 20h

Local: Grupo Casa – R. Visconde de Taunay, 306 – Amambai, Campo Grande – MS, 79008-030

Público alvo: Mulheres e corpos dissidentes (pessoas trans e não binárias)

*Atividade fechada com prévia inscrição.

Classificação etária: a partir dos 18 anos.

N° participantes: 25 vagas.

Acessibilidade: tradução em LIBRAS.

Gratuito

 

ConversAção – sessão 02

Vídeo Teaser: https://youtu.be/G8rHejb5xpI

Data: 01 de abril de 2025.

Horário: 15h

Duração: 3 horas.

Local: CUFA – R. Livino Godói, 710 – Jardim São Conrado, Campo Grande – MS, 79093-220

Público alvo: Mulheres e corpos dissidentes (pessoas trans e não binárias).

*Atividade fechada com prévia inscrição.

Classificação etária: a partir dos 18 anos.

N° participantes: 25 vagas.

Acessibilidade: tradução em LIBRAS

Gratuito

 

| Ficha Técnica |

Projeto SustentAção | Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna

Circulação Mato Grosso do Sul

Concepção e direção: Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti. Dançarinas performers: Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti. Preparação corporal: Jussara Miller. Treinamento funcional: Moisés Teixeira. Pesquisa: Núcleo Fuga! – Grupo de Pesquisa Corpo Sendo – UEMS (CNPq). Coordenadora de pesquisa Núcleo Fuga /Grupo de Pesquisa Corpo Sendo – UEMS (CNPq): Prof. Dra. Dora de Andrade. Pesquisadores Núcleo Fuga!: Ana Clara Amaral, Bruna Reis,  Dora de Andrade, Flávio Rabelo, Gabriela Giannetti e Roberto Rezende. Marketing digital e social media: Roberto Rezende. Assessoria de imprensa: Isabela Ferreira e Evelise Couto – Reconta Assessoria de Imprensa. Imagens de divulgação: Gabriela Zanardi e Alice Jardim. Coordenação de Plano de Acessibilidade: Felipe Sampaio (Comunique Acessibilidade). Assessoria de Mídias Sociais com Acessibilidade: Alessandra Souza (Comunique Acessibilidade). Designer gráfico: Alice Jardim. Registros fotográficos e audiovisuais: Kaique Andrade. Coordenação de produção: Cotiara Produtora. Produção executiva: Ana Elisa Mello e Samya Enes. Assistência de Produção local/Campo Grande – MS: Ariane Nogueira Assistência de Produção local/Dourados-MS: Társila Bonelli. Parceria: Salão do Movimento/Jussara Miller (Campinas/SP). Assistência técnica e administrativa: Roberto Rezende. Mediação Cultural/Campo Grande- MS: Emy Mateus. Mediação Cultural/Dourados – MS: Marcus Perez.  Agradecimentos: Coordenação e corpo docente do Curso de Dança da UEMS, Coordenação e corpo docente do Curso de Teatro da UEMS, Ló Guimarães, Markinhos Mattos e André Tristão. Realização: Funarte.

 

 

 

Tags: Núcleo Fuga! chega às ruas do Centro de Campo Grande com Performance Duracional em Dança “SustentAção”
Post

Traficante é presa apontada como mandante de assassinato de homem encontrado em córrego

Próximo

Polícia realiza incineração de 7.627.270 kg de maconha e 457.523 kg de cocaína, na Capital

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS
Novidades

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS

by Alan Diógenes
2025/10/26
0

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) encaminhou ofício ao Procon-MS...

Ler mais...
Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

2025/10/26
Justiça: Santa Casa deverá ajustar local de trabalho, após práticas de assédio moral

Médicos da Santa Casa de Campo Grande protestam na segunda-feira contra 5 meses de atraso salarial

2025/10/26
ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

2025/10/26
Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

2025/10/26
Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

2025/10/26
Dia do Hambúrguer celebra uma das iguarias mais versáteis da gastronomia mundial

Burger Fest chega a Campo Grande e 9 hamburguerias disputam o título de melhores do Brasil

2025/10/26
Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

2025/10/26
ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

2025/10/26
Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

2025/10/25
Ler mais...
Próximo
Polícia realiza incineração de 7.627.270 kg de maconha e 457.523 kg de cocaína, na Capital

Polícia realiza incineração de 7.627.270 kg de maconha e 457.523 kg de cocaína, na Capital

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

15 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Após flagrante de trabalho escravo, fazenda em Corumbá firma acordo de R$ 277 mil por dano moral à sociedade e às vítimas

Após flagrante de trabalho escravo, fazenda em Corumbá firma acordo de R$ 277 mil por dano moral à sociedade e às vítimas

20 de Agosto de 2024
Exames de aptidão mental dos concursos da PM e CBM são reagendados

Exames de aptidão mental dos concursos da PM e CBM são reagendados

24 de Março de 2021
Senador investe mais de R$ 668 mil na agricultura familiar de Dois Irmãos do Buriti

Senador investe mais de R$ 668 mil na agricultura familiar de Dois Irmãos do Buriti

21 de Novembro de 2023
Procuram-se bandas de rock: Batalha de Bandas entra na reta final de inscrições

Procuram-se bandas de rock: Batalha de Bandas entra na reta final de inscrições

6 de Agosto de 2021
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.