Mais uma vez o Teatro Aracy Balabanian será palco do espetáculo “Todo redemoinho começa com um sopro”. A peça integra a programação da 15ª edição do Boca de Cena e terá sessão única na segunda-feira (13 de maio), às 14h. Com classificação de 14 anos, a entrada é gratuita.
Apresentada pela Companhia OFIT, com direção de Nill Amaral, o espetáculo já vem sendo encenado há mais de cinco anos e passou por diversas cidades de Mato Grosso do Sul.
“Estamos muitos felizes de retornar ao Teatro Aracy dentro de uma mostra como o Boca de Cena que tem anos de história e reúne diversas companhias de teatro de MS”, afirma o diretor Nill Amaral que também se recorda das origens da dramaturgia do espetáculo. “Trata-se de um trabalho que veio a partir de um outro espetáculo da OFIT, ‘No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos’, de 2017. Então, é um espetáculo que temos muito carinho, já encenamos mais de 20 vezes, sempre com ótima recepção do público. E, agora, esperamos que quem não assistiu, assista e quem já viu, que retorne e, também prestigie toda a mostra”.
Os interessados podem retirar os ingressos meia hora antes do espetáculo no teatro Aracy Balabanian, que fica localizado no Centro Cultural Octávio Guizzo, na Rua 26 de agosto, 453, centro da Capital.
Trama – A dramaturgia da peça traz a história de uma casa que, já sem sua moradora original, recebe dois jovens que têm a missão de empacotar objetos dessa mulher e assim esvaziar o local. Um gesto a princípio simples, mas, que no decorrer da história revela um verdadeiro inventário de significados estranhamente encaixotados. Memórias esquecidas à espera de um visitante.
Com dramaturgia de Éder Rodrigues e direção de Nill Amaral, o espetáculo conta no elenco com Nádja Mitidiero, Samir Henrique, Karine Araújo e Luciana Kreutzer (participação em vídeo). Na coordenação de criação de espaço e visualidade da cena, Gil Esper; na iluminação e montagem, Rodrigo Bento e Dudu Leite; Videografia e arte designer Bruno Augusto, e produção de Cia OFIT.
A Mostra: Boca de Cena – Semana de Teatro e Circo de Mato Grosso do Sul apresentará peças teatrais gratuitas em todos os cantos de Campo Grande. Serão espetáculos de teatro e circo apresentados na Praça Ary Coelho e na Lona da Mostra, que fica ao lado do Memorial da Cultura, e no Teatro Aracy Balabanian.
O festival é organizado pelo governo do Estado, por intermédio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
“O Boca de Cena é um verdadeiro presente para a população de Mato Grosso do Sul, uma oportunidade de acesso à cultura de forma gratuita e democrática. Estamos empenhados em proporcionar uma semana repleta de espetáculos teatrais e circenses de alta qualidade, levando entretenimento e reflexão para todos os cantos da capital”, salienta o secretário da Setesc, Marcelo Miranda.
Ao todo, serão 52 espetáculos de teatro e circo para toda a família. Além das apresentações, durante a semana será realizado o Seminário Estadual de Teatro e o primeiro Seminário de Circo, que discutirá políticas públicas para a área, sobre o fazer e pensar a arte como um todo, para todos os cantos do Estado.
Serviço:
Todo Redemoinho começa com um sopro – 15a Mostra Boca de Cena
Data: 13 de maio (segunda-feira)
Local: Teatro Aracy Balabanian
Horário: às 14h
Entrada gratuita – Classificação 14 anos