Reitor-mor da Congregação Salesiana, o Cardeal Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco, visitou Corumbá no último sábado (9). Durante a última visita de Artime ao Brasil como Reitor-Mor, a viagem à Cidade Branca celebrou os 125 anos da chegada dos Salesianos ao município.
Além de conhecer a Cidade Dom Bosco, onde foi recepcionado por crianças e adolescentes atendidos, o Cardeal também recebeu algumas homenagens e refez a chegada dos Salesianos, de barco, ao porto corumbaense.
Aos presentes, ele afirmou estar honrado com a recepção, principalmente pela simpatia e simplicidade. “Gosto de dizer que nós, salesianos, chegamos com a vocação de dar o que somos: ajudar a educar os jovens, dar um sentido à vida deles e acompanhá-los em sua fé”, destacou.
Em sua primeira visita a Corumbá, Artime destacou que as pessoas foram muito acolhedoras e disse que era um dia para agradecer, principalmente pelos 125 anos da Comunidade Salesiana na região.
Para o padre Jair Marques de Araújo, diretor-geral da Cidade Dom Bosco, a visita foi significativa por diversos motivos. Um deles é que esta foi a primeira vez que um Cardeal visitou Corumbá. No último ano, Artime foi feito Cardeal, por iniciativa do Papa Francisco e, por isso, não continuará à frente da Congregação Salesiana.
“A visita nos trouxe novos compromissos com a história, a evangelização e educação das novas gerações na nossa cidade. Foi um momento de nos revigorarmos”, destacou o padre.
O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, também participou da recepção ao Cardeal e destacou a importância da presença dos Salesianos no município. “Desde março de 1899, quando desembarcaram no nosso Porto, os padres Agostinho, Antônio e Ângelo, fundando já no dia 4 de abril o Colégio Salesiana de Santa Teresa, uma data que significou um divisor de águas na vida da cidade. A nossa cidade passou a conhecer o sistema e as ações edificantes dos Salesianos. Vieram a construção do antigo e novo prédio do Santa Teresa, a monumental Cidade Dom Bosco, a Cripam, a Banda Alta, o Santuário dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora, a Faculdade de Santa Teresa e várias outras ações”, destacou.