O 2º Encontro Mulheres em Campo e 1º Seminário de Liderança Donas do Agro, promovido pelo Sistema Famasul, nesta sexta-feira (22/11), no auditório da Casa Rural, homenageou integrantes do programa Mulheres em Campo, que capacitou e fortaleceu o público feminino em competências de gestão, liderança e empreendedorismo.
O evento contou com 200 participantes e marcou o encerramento do Programa Mulheres em Campo, que neste ano formou 306 alunas, distribuídas em 25 turmas em 20 municípios do Estado. O objetivo do evento foi valorizar e reconhecer o protagonismo das mulheres no setor agropecuário, que contribuem, significativamente, para a economia e a sustentabilidade regional.
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, deu as boas-vindas às participantes e destacou a importância da participsação feminina no agro.
“Ficamos muito felizes com o sucesso do nosso primeiro encontro e com o avanço que estamos promovendo, que é trazer as mulheres para dentro da Casa. A presença feminina é fundamental para enriquecer nossas discussões e ampliar as perspectivas sobre o setor. Isso é ainda mais importante em um ambiente historicamente marcado por homens. Esse evento é importante para que possamos enxergar o campo de forma mais ampla e diversificada. Agradecemos a presença de todas neste segundo encontro, com um público tão engajado e participativo”.
Inspiração
O evento contou com palestras motivadoras e painéis que deram destaques à participação feminina no agronegócio.
Helda Elaine, foi a primeira a subir no palco. A profissional percorre o país por mais de dez anos e palestra sobre temas como educação, cooperativismo agronegócio, liderança, motivação, protagonismo feminino e comportamento.
“Como palestrante, eu me sinto plantando sementes de empoderamento, de protagonismo, de liderança, de fé. Eu vejo que as mulheres estão, cada vez mais, conquistando o espaço delas no agronegócio, nas mais diversas áreas, e através dos sindicatos e das federações as mulheres foram descobrindo o seu real valor, o seu papel, e isso faz diferença no campo, a exemplo desse evento fantástico promovido pela Famasul e pelo Senar que dá oportunidade das mulheres perceberem os seus potenciais”.
Superação
A agricultora Ivanir da Silva Pavan, que atua com o agro há 37 anos, é natural do estado do Paraná e reside na cidade de Campo Grande há cinco anos. Ela destacou a importância do evento e dos incentivos recebidos por meio dos cursos promovidos pelo Senar/MS.
“Saimos daqui muito gratificada e motivada, principalmente com tantas histórias de superação, com palestras incentivadoras. Perdi as contas de quantos cursos eu já fiz pelo Senar. A minha fonte de renda eu devo ao Senar porque foi lá que eu aprendi, mas, para isso, eu precisei sair da minha zona de conforto e procurar conhecimento”, disse a agricultora.
Protagonismo feminino no agro
Durante o evento, dois painéis foram apresentados por mulheres que também são protagonistas no agronegócio.
O primeiro painel com o tema “A pecuária e a participação feminina em Mato Grosso do Sul: histórias e vivências”, foi apresentado pela reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professora doutora Camila Ítavo, pela bacharel em Direito e empresária rural, Maria Aparecida Neves Brandão, e pela administradora e produtora rural Eleíza Moraes Machado, e teve como mediadora a jornalista Camila Jovê.
O segundo painel com o tema “Agricultoras em Mato Grosso do Sul: propósitos e desafios”, foi apresentado pela agrônoma Malena May, pela médica veterinária e produtora rural, Gislene Garcia de Souza Pereira, e pela engenheira agrônoma Thaíssa Krug Schlatter.
Avaliação e perspectivas
“Estamos satisfeitos com as capacitações que temos levado para o desenvolvimento e conhecimento das integrantes do programa. Para o ano que vem, esperamos conquistar o nosso propósito de ampliação do evento, a fim de que possamos atingir uma quantidade, ainda maior, de participantes, trazendo temas sempre atuais e inovadores”, destacou a coordenadora do programa Mulheres em Campo, Katiuscia Nasu.