A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), apreendeu 1.916 kg de maconha e 18 kg de skunk, além de um caminhão e um carro de passeio. Uma pessoa foi presa. O entorpecente estava sendo transportado em um caminhão de mudanças, em Dourados, a 230 quilômetros de Campo Grande.
Investigações em curso apontavam um esquema de envio de drogas dentre mudanças que seriam levadas para outros Estados da Federação, principalmente para o Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, por volta das 14 horas de ontem, uma equipe da DEFRON abordou, nas proximidades do distrito de Vila Vargas, BR 163, um caminhão de mudanças que seguia para o Estado do Rio de Janeiro. No momento da abordagem, o motorista parou o caminhão e fugiu em meio ao matagal.
Inspecionada a carga, embaixo de mobiliários diversos, composto em sua maioria por bens inservíveis, os policiais encontraram grande quantidade de fardos de maconha e pacotes com skunk. Enquanto isso, uma outra equipe da DEFRON abordou o condutor de um automóvel VW Gol, que atuava como batedor (vigia) da carga ilícita transportada no caminhão.
Questionado, o motorista do Gol, residente em Dourados, sustentou que apenas acompanharia o transporte da mudança até o Estado do Rio de Janeiro, atuando a pedido de um conhecido cujo nome ele não revelou aos policiais. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo representado pela decretação de sua Prisão Preventiva. As investigações continuam para identificação e localização do motorista do caminhão.
Essa ação faz parte da Operação HÓRUS organizada pelo Programa VIGIA e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal com apoio da CGFRON/DIOPI/SEOPI e em parceria com a SEJUSP-MS.
PCMS.