Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em Aquidauana, a 171 quilômetros de Campo Grande, após manter dois bebês, seus filhos, e dois cachorros, em situações precárias dentro de casa. De acordo com os agentes da Força Tática do 7º Batalhão de Polícia Militar, as crianças estavam se alimentando até de fezes.
Conforme o site local, O Pantaneiro, a equipe foi chamada para atender a ocorrência de violência domestica, já que a jovem disse que o namorado havia agredido ela na Rua Duque de Caxias, no Bairro Alto. Chegando lá, os policiais não constataram sinais de violência.
Mas, o que chamou a atenção foi o fato de que o ambiente estava extremamente sujo e bagunçado. Segundo relato de um dos três PMs, “havia fezes, urina e vômito de cachorro espalhado por toda a residência, e no meio de tudo isso estavam duas crianças”.
Um rapaz de 18 anos, que também mora por lá e dono de mais dois cachorros, disse aos policiais que já viu uma das crianças comendo excrementos, já que não havia alimentos no local. Havia também denúncia de que a residência poderia funcionar como uma boca de fumo, mas não foram encontradas drogas ou quaisquer provas que confirmassem as suspeitas.
O Conselho Tutelar foi acionado e também acompanhou o caso no local. A PMA (Polícia Militar Ambiental) também foi chamada para atender a ocorrência em relação aos maus tratos aos animais, mas não pode comparecer no momento. De todo modo, um boletim sobre o fato foi lavrado posteriormente.
O rapaz de 18 anos que estava no local foi encaminhado à delegacia pelo crime de maus tratos. Os filhos da adolescente foram acolhidos pelo conselho e estão sob medidas de proteção, recebendo alimentação apropriada e cuidados de higiene.