Pai Sem Sacrifício apresenta dicas práticas e executáveis para os pais melhorarem o relacionamento com os filhos. Para a produção do livro, o autor Fausto Flor Carvalho baseou-se nos 25 anos de experiência como pediatra, psicanalista, mestre em Educação e mediador de cursos sobre formas de educar crianças e adolescentes.
A obra é dividida em 15 capítulos curtos que percorrem temas como sensibilidade, proatividade, amor, intimidade, diálogos, gratidão, entre outros. Em cada tópico, o médico propõe exercícios a serem implementados no cotidiano: uma das sugestões é a de reservar um tempo diário para desligar o celular e conversar sobre os sentimentos, os desejos e as frustrações com todos os membros da família.
É importante para o pai discernir os tipos de demonstração de amor que geram maior contentamento em seus filhos. Nem sempre o modo como preferimos mostrar amor é o que nossos filhos preferem, e isso pode nos distanciar deles. Mesmo havendo amor, se ele não for adequadamente transmitido, as pessoas da família se afastarão. (Pai Sem Sacrifício, pg. 115)
Nas páginas, Fausto Flor Carvalho traça paralelos entre a realidade e a história bíblica sobre o sacrifício de Isaque feito pelo próprio pai, Abraão. A partir dessa narrativa presente no Velho Testamento, o autor promove reflexões e ensinamentos sobre obediência, fé e responsabilidade.
Por meio de um vocabulário simples, o escritor trata sobre a importância da figura paterna na vida dos jovens e aborda os principais obstáculos da parentalidade no mundo atual. De acordo com ele, essa participação ativa incentiva o desenvolvimento cognitivo, a autoestima e o amadurecimento psicológico dos filhos.
FICHA TÉCNICA
Título: Pai Sem Sacrifício: o modelo de paternidade de Abraão
Autor: Fausto Flor Carvalho
ISBN: 978-65-58725-32-9
Páginas: 120
Preço: R$ 51,49 (físico) | R$ 24,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Clube de Autores
Sobre o autor: Nascido em Assis, no interior de São Paulo, Fausto Flor Carvalho é médico pediatra com mais de 25 anos de experiência, psicanalista pela Sociedade Paranaense de Psicanálise e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Trabalha na área de Saúde Escolar, além de ser membro do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Pai de dois filhos, também é voluntário de cursos sobre educação e famílias.