Os brasileiros são viciados em beleza e estão entre os maiores consumidores de cirurgias plásticas no mundo. Essa afirmação é ancorada em pesquisa promovida pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês). Nela, o Brasil ocupa o segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. São mais de 1,3 milhão de procedimentos todos os anos, entre rosto/cabeça, corpo e extremidades e aumento de mama.
Quando refinamos os dados apenas sobre os tratamentos estéticos faciais, os brasileiros se destacam e são os mais interessados, à frente até do Japão. Tanto é que os termos referentes ao assunto estão entre os mais buscados sobre estética corretiva.
Um procedimento que vem se destacando é “lipoaspiração de papada”, que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo e o pescoço (dependendo da indicação). Atualmente, existem duas técnicas utilizadas no procedimento: a técnica por aplicação de micro-injeções de substância química específica que quebra as células de gordura; e a lipoaspiração cirúrgica, em que cânulas são inseridas em locais determinados para sugar o excesso de gordura.
Conforme explica a profissional de odontologia estética, Patrícia Jodas, para melhores resultados e com mais longevidade recomenda-se a lipo cervicofacial, a lipo cirúrgica. O procedimento é realizado no consultório, com anestesia local. A técnica é mais eficaz e pode remover além da região central (abaixo do queixo, a papada) evidenciando os contornos do rosto e aumentando a percepção de jovialidade. Patrícia esclarece ainda que o procedimento é bastante desejado e com aplicação da técnica indicada realizar o desejo de muitos: ficar livre das gordurinhas indesejáveis e se sentir melhor nas selfies.
*Como é feita a lipo de papada?*
Após avaliação, o paciente recebe anestesia local e o profissional faz por meio das cânulas, a aspiração da gordura excedente até se atingir o contorno desejado (dentro da indicação e limitações da técnica), e a incisão é suturada. O processo dura em torno de 40 minutos a uma hora.
Para o resultado adequado são necessários alguns cuidados, como realizar drenagem linfática no pós-operatório, dependendo da evolução do caso, bem como tomar as medicações indicadas pelo profissional.
*Para quem é indicada a lipo de papada?*
A aplicação é simples e apresenta resultados em poucos dias, por isso mesmo tem sido grande a procura por pessoas que desejam melhorar o contorno do queixo e pescoço. Ela é indicada para homens e mulheres que apresentam acúmulo de gordura no pescoço e estão insatisfeitos com a aparência.
Thayana Ortiz estava descontente com sua imagem quando procurou a Dra. Patrícia Jodas em maio do ano passado. Ela optou pelo procedimento cirúrgico e mesmo já tendo passado por outros tipos de procedimentos, surpreendeu-se com a rapidez da recuperação. “Sempre fui magra, mas tinha o rosto muito redondo e uma papada que me deixavam com a impressão de uma pessoa mais cheia nas fotos. O procedimento foi bem tranquilo, não demorou nada. A recuperação foi uma surpresa, pois lipei outras regiões em ocasiões passadas e foi terrível a dor pós-operatória. Mas como desejava muito afinar este rosto, pensei: vamos lá para mais um sacrifício. Me enganei! A lipo de papada é zero dor. No dia seguinte fui trabalhar normalmente, não ficaram nem hematomas.
Satisfeita com os resultados, Thayana afirma ainda que percebeu diferenças logo após a cirurgia. “No mesmo dia já era inacreditável a diferença. Vai fazer um ano e o resultado é maravilhoso. Olha, foi o melhor investimento que fiz, se necessário, farei novamente. Autoestima é tudo, precisamos nos cuidar, sim! Investir em nós. Eu nem me preocupo mais com a posição que fico com rosto, pois ficou exatamente como eu queria. Estou mais que satisfeita!”
Assessoria