Os confrontos decisivos começam neste sábado (21), a partir das 8 horas. As equipes não classificadas ao “mata-mata” seguem jogando, para definir as demais colocações e também as seleções municipais que vão integrar cada divisão na próxima edição dos Jogos. “A Fundesporte criou um mecanismo que faz com que os times eliminados não voltem imediatamente para casa, mas que joguem até o último dia de competição”, explica o gerente de esportes de alto rendimento da Fundesporte.
“Os estudantes-atletas esperam muito pelos Jogos, então é uma forma de mantê-los ativos até o último dia, além de proporcionar a oportunidade de enfrentar outras equipes, de diversos cantos do nosso estado, ganhando experiência e promovendo também o intercâmbio de conhecimento entre os técnicos e chefes de delegação”, finaliza Fonseca.
No total, sete espaços esportivos movimentam a competição na capital: Centro Municipal de Treinamento Esportivo (Cemte), Complexo Poliesportivo Dom Bosco (quadras e ginásio), Unigran Capital, Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), Uniderp Agrárias, Centro Poliesportivo Mamede Assém José (Vila Almeida) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Diferentemente das edições anteriores, neste ano as equipes participantes dos Jogos, nas modalidades coletivas, são seleções municipais, substituindo a representação por escolas. Isto é, um único time, representando a cidade, pode ser composto por estudantes-atletas de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas. Assim, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em 2022, o evento terá Aracaju (SE) como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.
Em 2022, as equipes estão divididas em divisões, tanto no basquetebol, quanto no futsal, e buscam classificação à Copa dos Campeões. O torneio à parte reunirá, em cada modalidade, entre 29 de junho a 3 de julho, os oito melhores municípios desta primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul.
Confira os confrontos do “mata-mata” dos Jogos Escolares da Juventude de MS 2022 – basquetebol/futsal – 15 a 17 anos:
Basquetebol
Futsal
Todos os detalhes estão disponíveis no Boletim 5.
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022 são realizados pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte). Participam desta primeira etapa 1.068 estudantes-atletas, com envolvimento total de 1,5 mil pessoas, de 58 municípios. Estes números configuram recorde de participação.
Fundesporte.