Tempo seco favorece queimadas urbanas também e não somente em grandes áreas de vegetação. Na tarde desta quinta-feira (4), por exemplo, leitora do site Capivara News, Rosy, enviou incêndio no bosque de entrada do Bairro Buriti, em Campo Grande. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o combate.
Não há informações do que causou o fogo. No local existe uma praça e é comum o passeio de animais como capivaras que vivem em bando na região. Com o fogo, os roedores ficam acurralados.
Segundo a leitora, a fumaça era vista de longe e assustou quem chegava no bairro e os próprios moradores.
A ocorrência de fogo é principalmente causada pela ação humana, para a “limpeza” de terrenos, algo que os bombeiros orientam a população a não fazer.
Incêndios
Estamos em período recorde de incêndios no Pantanal, por exemplo. Por isso o Governo de Mato Grosso do Sul apresentou um projeto de lei que cria o quadro de bombeiros militares temporários no estado inteiro. O projeto está em apreciação na Assembleia Legislativa.
A medida vale para combater os incêndios no bioma, incêndios florestais e também pode ajudar no efetivo para as queimadas urbanas.
Veja abaixo o vídeo do incêndio no Bairro Buriti: