É difícil encontrar quem resista ao cheiro do café fresquinho que acabou de sair. O cafezinho é preferência nacional. Segundo estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese, o brasileiro consome de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8 kg ao ano. A estimativa é de que este consumo cresça mais, não somente no Brasil, mas no mundo.
O café é parte da cultura nacional há mais de 200 anos e o Brasil é o maior produtor e exportador do grão no mundo. Ao longo da história, os diferentes tipos da bebida foram ganhando espaço e transformando o café em uma experiência sensorial que nos leva em uma jornada de aromas, sabores e texturas.
A bebida é tão significativa que tem até dia exclusivo: 14 de abril. Para os apaixonados por uma xícara de café, é possível variar entre os diversos tipos presentes no mercado brasileiro.
As opções gourmets, por exemplo, são consideradas uma mistura pura, pois não apresentam defeitos. Seu sabor e aroma ficam mais suaves por causa da seleção dos grãos e da torra controlada. Mas, acima delas, ainda está o café especial. Eles são avaliados com notas acima de 80 pontos pela SCA (Specialty Coffee Association) que considera fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, amargor, acidez, corpo e sabor residual (retrogosto), além de harmonia.
Já para quem não renuncia ao café preto, os tipos tradicional e extraforte são os mais encontrados nas mesas dos brasileiros. Os dois diferem entre si pela torra e moagem. No caso do tradicional, a torra do café não é tão carbonizada como o extraforte, nem a moagem é tão fina.
Independente do escolhido, ficar longe de um bom e velho cafezinho é quase impossível. Toda essa diversidade de café está presente nas prateleiras do Fort Atacadista e do Supermercados Comper, onde os consumidores que gostam de café podem encontrar variedades de produtos e marcas nacionais e internacionais, em cápsulas, grãos, torrados e moídos, além da facilidade no pagamento, com o Vuon Card. Há sempre uma experiência de café esperando para ser descoberta, ainda mais para celebrar o Dia Mundial do Café.