Em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (3), delegados do Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) detalhara sobre a Operação ‘Facilem Vitam’ para coibir o tráfico de drogas praticados em diversos pontos de drogas onde jovens traficantes ostentavam uma vida de luxo com os bens adquiridos pela atividade ilegal.
Foram apreendidos também mais de R$ 20 mil em espécie, bem como veículos de luxo, entre eles Toyota Hilux, um Porsche, um Nivus e até um Jet Ski.
“Vale ressaltar que com as apreensões dessa quantidade toda de armamento, mais uma vez se confirma, se ressalta a questão do envolvimento do tráfico, dessa verdadeira simbiose entre o tráfico de drogas e os homicídios praticados, principalmente os homicídios com nítida característica de execução, tendo em vista eventuais dissidências entre traficantes, tendo em vista disputas territoriais no Campo Grande ou até mesmo no translado das drogas de Campo Grande para outros estados, então é de suma relevância ressaltar essa simbiose entre o tráfico e o homicídio, que é justamente o que o Garras, hoje, está reprimindo aí com essa apreensão de drogas, a apreensão desse gasto armamento, a prisão dos envolvidos e, não menos importante, a tentativa aí de derrubar essa parte financeira, esse braço financeiro da associação criminosa”, afirmou o delegado responsável pela investigação Pedro Pillar Cunha.
Após prisão de um traficante pela DHPP (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios e Proteção à Pessoa) é que se começou a investigação. Em suas ações, os criminosos utilizavam de grande violência contra os desafetos.
Os traficantes ostentavam vida de luxo e não souberam explicar patrimônio avaliado entre $ 500 mil e R$ 3 milhões.”A maioria, até questionado a respeito de inventar um trabalho nisso, entrevista preliminar realizada, não souberam explicar o motivo do patrimônio, o emprego nisso. Lista, então a maioria deles alega salário mínimo sem saber o que se quer trabalha para ter o salário mínimo, então assim, recebeu o salário mínimo e faz movimentações milionárias, então absolutamente incompatível e evidência ainda mais que o resultado que tivemos hoje, a praça de tráfico de entorpecentes, da lavagem de dinheiro e também da posse dessas armas fugas”, disse o delegado.