Marta Gouveia dos Santos, de 37 anos, foi morta pelo próprio filho Matheus Gabriel Gonçalves dos Santos, de 18 anos, que foi preso em Aquidauana sem oferecer resistência aos policiais. O autor chegou a participar das buscas do corpo de Marta morta a facadas, nas margens do anel viário em Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande.
Ela havia saído para pedalar no dia 23 de janeiro e não foi mais vista. A partir daí, a Polícia Civil iniciou um longo e dificultoso trabalho de investigação e a suspeita era de que outro ciclista teria matado a mulher. Um homem chegou a ser preso com bicicleta e facas perto do local do crime dias depois e apontado como suspeito.
A principal motivação pelo crime, segundo os sites locais, como o Jornal da Nova, era de eu Matheus teria brigado com a mãe em duas ocasiões por motivos banais. Estas brigas foram relatadas pela vítima para a filha, irmã de Mateus.
Os policia e assim como os familiares da vítima disseram que Mateus não deu demonstrou tristeza pela morte da mãe e continuava a sorrir logo após o crime, apesar de participar de um encontro de ciclistas promovido em homenagem a ela.
Ponto crucial para chegar ao autor é de que apenas ele e uma amiga de Marta sabia que hora e local de que era faria o passeio de bicicleta no dia de sua morte.