Profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades da Rede de Atenção Básica de Campo Grande estão passando por um treinamento sobre manejo de feridas, promovido pela Diretoria de Ensino e Pesquisa Institucional do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).
De acordo com a Instituição, o conteúdo da oficina é fundamentado nos quatro momentos da ferida: limpeza, debridamento, remodelação e coberturas. A proposta é demostrar como fazer o manejo de uma lesão com tecido desvitalizado.
Os ensinamentos irão contribuir no trabalho cotidiano dos profissionais que atuam nas 74 unidades básicas e de saúde espalhadas pelas sete regiões de Campo Grande. Estas unidades recebem pacientes com diversas necessidades.
Com o tratamento adequado na Atenção Primária, é possível reduzir os encaminhamentos para a rede hospitalar, contribuindo assim para desafogar o serviço de dar uma assistência de melhor qualidade ao paciente.
O curso teve início na última semana e três turmas já foram capacitadas. Durante todo o mês de agosto, 240 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, serão treinados pela equipe do HRMS.