Ansiedade, empolgação, preocupação com o tempo e o mistério da peça a ser produzida marcaram, nesta quinta-feira (19/01), o primeiro dia de gravações do Duelo de Marceneiros, primeiro reality de marcenaria e design do Brasil. A primeira temporada da iniciativa da Faculdade Senai da Construção será exibida pelo YouTube.
A dinâmica do jogo deixou até mesmo profissionais experientes nervosos. Há dez anos no ramo, o arquiteto e empresário Kevin Maciel, de 29 anos, está preocupado com o alto nível dos competidores. “O pessoal tem uma bagagem muito boa. Eu sou o mais novo, acredito eu, entre os participantes, mas vou dar o meu máximo”, afirmou.
O tempo é outro fator de preocupação entre os competidores. Eles terão de produzir um móvel em no máximo 4 horas. “Vai ser uma corrida contra o tempo, porque independente da peça que sair no sorteio, temos que pensar rápido e idealizar isso dentro do tempo estipulado. Além disso, é necessário ter um acabamento bem feito e que tenha um diferencial que conte bastante“.
Para o empresário, Alexandre Reis, o clima de disputa pode transformar o nervosismo gerado pelo tempo em impulso criativo. “Eu tenho um espírito bem competitivo em tudo, desde quando praticava esporte na adolescência. Na marcenaria, sempre gostei dos projetos mais difíceis e desafiadores”, afirmou.
No comando da competição, estão os apresentadores, Beto Carramanhos, do quadro Tapa no Visual, do programa Mais Você, da Ana Maria Braga, e a empresária do ramo da marcenaria Rita Oliveira Rocha.
A experiência de Carramanhos com reality é pouca, mas a admiração pela marcenaria é grande. “Eu gosto muito de poder dar destaque a essa profissão. Muita gente não conhece esse mundo. E eu estou muito feliz de enaltecer e ao mesmo tempo dar valor a uma profissão tão antiga e as vezes tão esquecida, como a do marceneiro”, destacou.
A marcenaria representa a vida da empresária campo-grandense e o programa é uma forma de valorizar o setor. “Eu acho inovador, porque é uma mão de obra que precisa muito ser valorizada. Então, eu achei magnífico! É uma forma de valorizar o trabalho artesanal que as vezes está caindo no esquecimento, mas ainda tem seu valor, tem muito mercado. Precisamos valorizar nossos artistas”.
Inscrições
Os primeiros participantes já foram selecionados, mas para participar das próximas edições do programa, os interessados devem gravar e postar um vídeo com a hashtag #duelodemarceneiros, explicando porque merecem entrar na disputa e mostrando o talento de marcenaria.
O ganhador leva o troféu da temporada e uma premiação ainda a ser decidida. A intenção é levar a disputa a profissionais de médio e pequeno porte. Que precisam dar mais visibilidade ao trabalho. A primeira temporada deve contar com quatro capítulos em que o duelo irá se desenvolver. A peça mais curtida no Instagram, que será postada no perfil @duelodemarceneiros, leva o prêmio da edição.
São parceiros do Senai na iniciativa as empresas Proadec Brasil, Rede Sim, Duratex, Bosch e Tek Bond.
Fiems.