O Sistema Fiems participará, em Nova York (EUA), do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, evento promovido pelas Nações Unidas (ONU) entre os dias 10 e 19 de julho. O tema do encontro deste ano será “Acelerando a recuperação da doença do coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”.
Delegações de dezenas de países são esperadas na sede da ONU, onde haverá discussões e troca de experiências sobre desenvolvimento sustentável. A Fiems foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores a integrar a delegação oficial brasileira e será representada pelo chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, por indicação do presidente Sérgio Longen.
Na avaliação do chefe de gabinete da Fiems, será uma experiência rica e uma oportunidade de colocar Mato Grosso do Sul na vanguarda das discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Nossa expectativa é que a gente consiga tratar esse assunto de forma ampla, levando ao fórum as iniciativas tanto do governo do Estado como do Sistema Indústria, para que a gente possa apresentar um Mato Grosso do Sul em constante evolução e preocupado com a execução desses objetivos”, afirmou Del Casale.
No fórum, os participantes poderão discutir ainda mais as medidas de recuperação eficazes e inclusivas para lidar com os impactos da pandemia de Covid-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e explorar orientações para a plena implementação da Agenda 2030 e dos ODS em todos os níveis.
A programação conta ainda com atividades paralelas, incluindo conferências, revisões nacionais voluntárias de implementação da Agenda 2030, eventos especiais e exposições.
Para o coordenador do Movimento Nacional ODS em Mato Grosso do Sul, Marcos Silva, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são vitais para o enfrentamento dos desafios globais, impulsionando ações concretas e promovendo mudanças positivas em nossa comunidade e no país como um todo.
“Embora os ODSs integrem uma agenda global, a implementação ocorre em nível local e, por isso, acreditamos que juntos construiremos hoje a sociedade que todos desejamos. O ponto de partida se deu pela retomada da Agenda 2030 no âmbito do Governo Federal, agora unimos forças e estamos trabalhando na direção da implementação dos ODS em todas as esferas, resultando em uma transformação real e duradoura e a participação do nosso representante junto às Nações Unidas é um exemplo inspirador de como a sociedade civil pode desempenhar um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, afirmou Marcos Silva.