• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Sábado, Março 14, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Meio Ambiente

El Niño provoca situação climática extrema em MS, com alerta para incêndios florestais no Pantanal

Redação Capivara News by Redação Capivara News
21 de Fevereiro de 2024
in Meio Ambiente, Novidades, Últimas Notícias
0
El Niño provoca situação climática extrema em MS, com alerta para incêndios florestais no Pantanal

Foto: Bruno Rezende

Share on FacebookShare on Twitter

Com influência direta do fenômeno El Niño, a situação climática extrema e atípica em Mato Grosso do Sul pode contribuir para a ocorrência de incêndios florestais no Pantanal e nos outros biomas do Estado – Cerrado e Mata Atlântica.

As chuvas estão abaixo da média em todo o Estado desde dezembro de 2023, e a previsão é de que o déficit de precipitação persista e provoque danos ambientais, com ampliação de área seca e intensificação de casos de incêndios florestais.

Post+

Fulano di Tal celebra 4 anos de espaço cultural com temporada gratuita de espetáculos em Campo Grande

Homem que havia acabado de sair da cadeia é preso pelo Garras com pistola na Capital

O meteorologista Vinícius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), explica que em todo o Estado, com as chuvas abaixo do esperado há quase três meses, a situação deve se agrave nos próximos meses. Os dados são consolidados a partir do monitoramento de 48 municípios, com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

“Em dezembro, de 2023, tivemos chuvas abaixo da média história em 39 municípios analisados. Já em janeiro deste ano, a situação não foi diferente, em 41 municípios houve déficit de precipitação. Sem acúmulo de água no solo, os rios estão com níveis mais baixos, é reflexo da falta de chuva”, pontua o meteorologista.

Fotos: Bruno Rezende

A situação crítica persiste desde o início do ano, nos 15 primeiros dias do mês de fevereiro, praticamente todos os municípios monitorados tiveram chuvas abaixo da média. “Com exceção de Porto Murtinho, que teve 164 milímetros, mas 100 milímetros caíram em apenas um dia, foi um evento atípico que fez com que a média subisse. De forma geral, o impacto da falta de chuva aparece nos indicadores de seca, que tem se intensificado em todo o Estado”, afirma Sperling.

No Pantanal, de acordo com a análise do Cemtec, a área com seca foi intensificada no período que deveria ser mais chuvoso, entre dezembro e janeiro. “Desde novembro a gente observou o avanço da seca, com piora em janeiro por conta das chuvas muito abaixo do ideal. Isso tudo resulta em aumento dos focos de calor, incêndios florestais, em todos os biomas presentes em Mato Grosso do Sul”, disse o representante do Cemtec.

Mudanças climáticas

O El Niño alterou as condições de temperatura e precipitações, com anomalias que provocaram situações extremas – de máximos e mínimos volumes – de chuvas, umidade relativa do ar, além de calor.

Fabiano Morelli, pesquisador do Programa de Monitoramento de Queimadas por Satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), explica que em dezembro de 2023, boletim mensal sobre o fenômeno El Niño já apontava previsão de condições mais secas do que o normal durante o mês de janeiro deste ano.

“A análise explica toda a situação do El Niño. A quantidade de chuvas tem sido abaixo do esperado em toda a região central do Brasil, e a temperatura está acima da média. O fenômeno age nos períodos secos e quentes, mantendo a situação assim no centro do País, e provocando precipitações intensas, com inundações e enchentes no sul”, explicou Morelli.

O relatório do Inpe, elaborado em conjunto com Inmet, ANA e Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), apresentou o monitoramento e previsões sobre o fenômeno em 2023, e também informou sobre possíveis impactos este ano.

Foto: Natalia Yahn

Além de apontar que os baixos volumes de chuva previstos – aliado a irregularidade espacial das mesmas –, em Mato Grosso do Sul, contribuiriam para manter o armazenamento hídrico em níveis mais baixos. A situação colaborou para a ocorrência de incêndios florestais fora da época crítica das queimadas no Pantanal – que geralmente ocorrem entre os meses de julho a outubro.

Durante o mês fevereiro e em março, a previsão é de que a situação persista, com chuva escassa e influência direta na região Sul, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“O El Niño se manifestou muito forte a partir do período final de outubro e novembro. Foi uma situação atípica, com grande seca, inclusive no Rio Amazonas e em Manaus, com muita fumaça. A situação anômala tem influência nas secas significativas e provavelmente interferiu ciclo hidrológico, no transporte de chuva da Amazônia para a região central e sudeste do Brasil”, disse o pesquisador do Inpe.

O sistema de monitoramento dos ‘Focos Ativos por Bioma’, do Inpe, mostra que no mês de janeiro deste ano foram registrados 369 focos detectados por satélite no bioma Pantanal – em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso –, enquanto no mesmo período de 2023 foram 103. Em comparação – com o mês de janeiro – nos últimos seis anos, a quantidade de focos em 2024 supera a registrada em 2020, com 226 e fica atrás apenas de 2019, com 542.

Mais 58% dos focos registrados em janeiro, foram em Mato Grosso do Sul e os municípios que tiveram maior quantidade de casos foram Corumbá (1°), Aquidauana (3°) e Miranda (5°).

Prevenção e resposta

Este ano, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul já atuou em dois incêndios de grandes proporções, na Serra do Amolar – no Pantanal -, e na região do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, em Miranda.

Fotos: Divulgação

“As mudanças climáticas estão acontecendo. Um reflexo são esses incêndios, por exemplo, em janeiro, que é um mês comumente de chuvas na região. Porém, já atuamos em dois grandes incêndios este ano. E tivemos também na temporada de 2023, no mês de novembro, um crescimento absurdo dos focos de calor e incêndios aqui no Estado. Então a gente está se preparando cada vez mais, para que no momento de resposta a gente consiga dar um melhor atendimento, mais rápido a este tipo de emergência”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, que realiza o monitoramento dos incêndios florestais no Estado.

O trabalho dos bombeiros é realizado por terra e ar, com utilização de aeronaves para combate às chamas em locais de difícil acesso e transporte de equipes. A atuação também conta com uso de tecnologia – drones e georreferenciamento –, que torna o trabalho de controle e extinção do fogo mais efetivo.

Desde o mês de janeiro, o Governo do Estado já prepara ações preventivas e de resposta, para garantir que o combate aos incêndios em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica – seja eficiente.

“Toda essa logística faz com que o Mato Grosso do Sul, tenha se tornado nos últimos anos, uma referência na proteção ambiental, também com investimento da capacitação profissional, materiais, tecnologia. Tudo para dar uma resposta ainda melhor”, finalizou a tenente-coronel Tatiane Inoue.

Tags: com alerta para incêndios florestais no PantanalEl Niño provoca situação climática extrema em MS
Post

Nasa sai na busca de candidatos para ‘viver’ em Marte

Próximo

Polícia procura assassino de Vicência dos Santos, encontrada ensanguentada no meio da rua

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Fulano di Tal celebra 4 anos de espaço cultural com temporada gratuita de espetáculos em Campo Grande
Cultura

Fulano di Tal celebra 4 anos de espaço cultural com temporada gratuita de espetáculos em Campo Grande

by Alan Diógenes
2026/03/13
0

Março é tempo de celebração para o Fulano di Tal...

Ler mais...
Homem que havia acabado de sair da cadeia é preso pelo Garras com pistola na Capital

Homem que havia acabado de sair da cadeia é preso pelo Garras com pistola na Capital

2026/03/13
Capivara News TV: Entenda as medidas para conter impacto da guerra nos combustíveis

Capivara News TV: Entenda as medidas para conter impacto da guerra nos combustíveis

2026/03/13
Em Sidrolândia, Coronel David reforça Escola Porfíria Lopes com investimento que vai beneficiar mais de mil alunos

Em Sidrolândia, Coronel David reforça Escola Porfíria Lopes com investimento que vai beneficiar mais de mil alunos

2026/03/13
 Águas Guariroba lança programa de qualificação profissional para detentos na Capital

 Águas Guariroba lança programa de qualificação profissional para detentos na Capital

2026/03/13
Fiems e presidente do Paraguai debatem gargalos para ampliar negócios entre os 2 países

Fiems e presidente do Paraguai debatem gargalos para ampliar negócios entre os 2 países

2026/03/13
Deputada Camila Jara pede investigação sobre alta da gasolina em MS

Deputada Camila Jara pede investigação sobre alta da gasolina em MS

2026/03/13
Rafael Selva é executado na frente de casa no Portal da Lagoa por atiradores em Honda Civic nesta sexta

Rafael Selva é executado na frente de casa no Portal da Lagoa por atiradores em Honda Civic nesta sexta

2026/03/13
Capivara News TV: Influencer “Du Mato” é preso por condenação de tráfico de drogas em Campo Grande

Capivara News TV: Influencer “Du Mato” é preso por condenação de tráfico de drogas em Campo Grande

2026/03/13
Capivara News TV: Por pouco motorista não morre carbonizado, após colisão entre carretas na BR-262

Capivara News TV: Por pouco motorista não morre carbonizado, após colisão entre carretas na BR-262

2026/03/13
Ler mais...
Próximo
Polícia procura assassino de Vicência dos Santos, encontrada ensanguentada no meio da rua

Polícia procura assassino de Vicência dos Santos, encontrada ensanguentada no meio da rua

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

2 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

20 de Março de 2025

EDITOR'S PICK

Idoso morre ao tentar defender filho de 23 anos durante briga generalizada

Idoso morre ao tentar defender filho de 23 anos durante briga generalizada

8 de Setembro de 2024
Fundação do Trabalho tem 4.134 vagas de emprego para todo o Estado

Emprega CG especial “Outubro Rosa” movimenta sexta-feira com 1.488 vagas

17 de Outubro de 2025
Presidente diz que deve vetar dinheiro para o fundo partidário

Presidente diz que deve vetar dinheiro para o fundo partidário

19 de Julho de 2021
Sebrae Delas: Inscrições abertas para programa que transforma sonhos em negócios

Sebrae Delas: Inscrições abertas para programa que transforma sonhos em negócios

6 de Março de 2024
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.