Contribuintes que declaram Imposto de Renda como pessoa física, no modelo completo, têm a opção de destinar até 3% do seu imposto devido para instituições filantrópicas que atuam em prol de crianças e adolescentes. Entre elas está a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS), que desde 1998 presta assistência a jovens com câncer em todo o estado do Mato Grosso do Sul.
O procedimento é simples, o contribuinte não paga nada por isso e ainda pode ajudar instituições do município de Campo Grande por meio do Fundo Municipal para Criança e Adolescente. Para a AACC/MS, que há 25 anos cuida de crianças e adolescentes com câncer, essa destinação é importante para a continuidade e qualidade de seus serviços. Somente em 2022, 277 pacientes foram atendidos, mais de 38 mil refeições foram servidas e mais de 15 mil atendimentos multiprofissionais foram realizados em sua Casa de Apoio.
Graças a essa destinação, em 2019 a instituição pôde realizar a troca da van que faz o transporte dos nossos assistidos em Campo Grande. Já em 2020, 2021 e 2022, em razão da pandemia, os recursos puderam ser utilizados para pagamento de equipe multidisciplinar. Segundo Regina Filipini, encarregada de relações institucionais da AACC/MS e conselheira no Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e do Adolescente (CMDCA), por trata-se de profissionais especializados, essa destinação tem um grande impacto para a instituição no combate ao câncer infantojuvenil no estado de MS. “A possibilidade de utilizar esse fundo nesses anos foi fundamental para mantermos a excelência do nosso trabalho junto aos nossos assistidos”, explica.
Para facilitar o processo, a AACC/MS preparou um passo a passo de como realizar a declaração. O vídeo pode ser acessado pelo https://bit.ly/IR_Video. Além disso, no dia 27 de abril vai realizar uma live com especialistas para tirar dúvidas a respeito das destinações.