Com 70% da obra concluída, a estrada vicinal que dá acesso ao distrito de Cachoeirão já está com mais de 3 quilômetros asfaltados a partir do entroncamento com a BR-262, em Terenos.
Ao todo, 5 quilômetros da estrada serão pavimentados e a movimentação da obra anima os moradores que sonham há muito tempo com a chegada do asfalto. Com 73 anos de vida, Carlos de Camargo Barretos vive há 42 em Cachoeirão. O morador conta que veio de São Paulo para morar no distrito em busca de qualidade de vida. Carlos recorda os perrengues que já passou na estrada de chão ao longo desses anos com três filhos pequenos e a esposa, a dona Celina. “Qualquer problema de saúde que tinha que sair com urgência, era um problema sério com essa estrada”, relembrou.
Com tantos anos na estrada de chão, Carlos pensou que não viveria para ver o asfalto chegar. “E estou vendo acontecer”, emendou sobre a movimentação dos trabalhadores e maquinários. Para o morador que também administra um dos balneários a beira do Rio Cachoeirão, o asfalto vai permitir um fluxo maior de turistas. “Muitos deixavam de vir pelas más condições da estrada. Está sendo muito bom esse asfalto”, acrescentou.
Para realizar o sonho dos moradores do pequeno distrito, o Governo do Estado destinou R$ 6.072.010,36, valor com aditivo que foi necessário durante o andamento da obra. “O projeto passou por readequação e, com isso, o valor do investimento e o prazo de entrega também sofreram alterações”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio.
Conforme o cronograma de trabalho, já foram executados os serviços de terraplanagem em 3,8 quilômetros da rodovia, dos quais 3,4 quilômetros já estão pavimentados. Neste mês, foi concluído o alargamento de um pontilhão entre dois balneários e a próxima fase será a execução dos serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação dentro do distrito. “No trecho que passa dentro do distrito faremos um serviço mais urbano que inclui também calçadas”, acrescentou o secretário.
A previsão é de que a obra seja entregue ainda este ano.