O presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Ricardo Ayache, e os deputados estaduais Londres Machado (PP), Coronel David (PL) e Pedro Kemp (PT), Lia Nogueira (PSDB) e Roberto Hashioka (União), que integram a comissão temporária de representação da Assembleia Legislativa, realizaram a primeira reunião com o objetivo dar início aos diálogos para encontrar soluções que garantam a sustentabilidade do plano de saúde.
Segundo Ayache a reunião é uma oportunidade para apresentar os dados da Caixa dos Servidores, que serão estudados pelos integrantes da Comissão temporária, que deverá elaborar uma proposta para ser apresentada e negociada junto ao Governo do Estado.
“Pudemos apresentar todo o cenário que motivou esta nossa Assembleia Geral Extraordinária com muita transparência como nós fazemos questão de trabalhar e os deputados entenderam nossa realidade, vão construir com o Governo, uma proposta, que possa nos ajudar a enfrentar esse momento e minimizar os impactos para o servidor. O importante é que através do diálogo responsável a gente encontra boas soluções”, disse Ayache.
O deputado Londres Machado, presidente da Comissão Temporária, destacou que o grupo de trabalho tem o objetivo de intermediar as negociações com o Governo do Estado e que deverá se reunir novamente, em breve, para apresentar propostas. “O que importa é que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul está pronta para ajudar a resolver o problema e chegar a um novo entendimento para superar as consequências econômico-financeiras nesse momento”, resume o parlamentar.
Participaram da reunião o vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, o conselheiro de administração, Lauro Davi, o presidente do conselho fiscal da Caixa dos Servidores, Wilson Xavier Paiva, José Remijo Perecin representando a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), a presidente da Fernandes da Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de MS (Feserp), Lilian Fernandes e o presidente da Ame/MS, Thiago Mônaco.
Criação da Comissão – A proposta de criação da comissão temporária de representação surgiu na última quinta-feira (03), após reunião do presidente da Cassems com parlamentares na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para detalhar dados financeiros do plano de saúde dos servidores.
No mesmo dia, o presidente da Caixa dos Servidores apresentou todos os gastos e investimentos da Cassems durante e após a pandemia de Covid-19, os impactos que a crise sanitária causou no plano de saúde e as medidas adotadas para superar esse cenário.
A Cassems, em uma atuação de lisura e transparência, realiza anualmente assembleias de prestação de contas para beneficiários, além de disponibilizar os dados no Portal da Transparência e ser fiscalizada trimestralmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).